quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Publicidade cai 4,1% no Verão

A TVI tem uma quota de 36% no mercado de investimento
publicitário, a preços de tabela

Os dados da Mediamonitor mostram uma quebra de 3,6% em Julho, sendo que os montantes investidos nos meios diminuíram 4,7% em Agosto, o que significa que nestes dois meses o recuo médio face ao mesmo período de 2009 foi de 4,1%.
Um sinal da crise económica e que contraria o crescimento de 7,1% verificado entre Janeiro e Junho. Do início do ano até ao final de Agosto, o valor total continua a ser positivo, 4,5%, mas se a tendência de quebra se mantiver o ano até pode voltar a fechar negativo.
Os dados da Mediamonitor mostram que nos primeiros oito meses do ano foram investidos mais de 3,16 mil milhões de euros em publicidade, sendo que estes valores dizem respeito a preços de tabela. A televisão arrecadou 75,2% do total, o que significa uma evolução de 7,4%. De seguida, a imprensa (com 14,4% do bolo), a publicidade exterior (6%) e a rádio (4%). Todos estes meios receberam menos este ano do que em 2009.
A TVI continua a ser quem capta mais investimento, tendo uma quota de 36% do mercado publicitário. Em segundo lugar está a SIC (21,6%), sendo seguida pela RTP (13,7%).
No entanto, é de realçar que sobre estes valores são aplicados elevados descontos. Por exemplo, nos primeiros seis meses do ano, a TVI arrecadou 65,7 milhões em publicidade, o que significa apenas 7,9% do que receberia se fossem aplicados os preços de tabela revelados pela Mediamonitor. Já a SIC captou efectivamente 52,8 milhões de euros. Um valor que representa 10,6% do que seria angariado a preços de tabela.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicidade cai 4,1% no Verão

A TVI tem uma quota de 36% no mercado de investimento
publicitário, a preços de tabela

Os dados da Mediamonitor mostram uma quebra de 3,6% em Julho, sendo que os montantes investidos nos meios diminuíram 4,7% em Agosto, o que significa que nestes dois meses o recuo médio face ao mesmo período de 2009 foi de 4,1%.
Um sinal da crise económica e que contraria o crescimento de 7,1% verificado entre Janeiro e Junho. Do início do ano até ao final de Agosto, o valor total continua a ser positivo, 4,5%, mas se a tendência de quebra se mantiver o ano até pode voltar a fechar negativo.
Os dados da Mediamonitor mostram que nos primeiros oito meses do ano foram investidos mais de 3,16 mil milhões de euros em publicidade, sendo que estes valores dizem respeito a preços de tabela. A televisão arrecadou 75,2% do total, o que significa uma evolução de 7,4%. De seguida, a imprensa (com 14,4% do bolo), a publicidade exterior (6%) e a rádio (4%). Todos estes meios receberam menos este ano do que em 2009.
A TVI continua a ser quem capta mais investimento, tendo uma quota de 36% do mercado publicitário. Em segundo lugar está a SIC (21,6%), sendo seguida pela RTP (13,7%).
No entanto, é de realçar que sobre estes valores são aplicados elevados descontos. Por exemplo, nos primeiros seis meses do ano, a TVI arrecadou 65,7 milhões em publicidade, o que significa apenas 7,9% do que receberia se fossem aplicados os preços de tabela revelados pela Mediamonitor. Já a SIC captou efectivamente 52,8 milhões de euros. Um valor que representa 10,6% do que seria angariado a preços de tabela.