Um novo sistema de medição de audiências de televisão começará a ser aplicado até ao final do ano, estando ainda por decidir se o fornecedor dos estudos será escolhido por concurso público ou ajuste directo.
"Até ao fim do ano o processo estará concluído e começará a fase de aplicação no terreno", afirmou o responsável, sublinhando que a implementação será sempre "gradual".
Luís Mergulhão lembrou que a CAEM está a preparar há cerca de dois anos a transição do sinal analógico de televisão para o digital, indo o novo sistema de medição de audiências ao encontro das mudanças na forma de consumir televisão e nos equipamentos de recepção.
"O perfil do consumidor de televisão mudou muito nos últimos anos, tendo havido também uma grande evolução ao nível dos equipamentos", sublinhou.
Segundo o presidente da CAEM, a forma de escolha do fornecedor não está ainda decidida, estando, por isso, em aberto o lançamento de um concurso público ou uma escolha directa.
"Não há necessariamente necessidade de mudar de fornecedor, mas também não há nenhum impedimento para que haja um concurso público. O que precisamos é de um novo tipo de amostra e de equipamentos", acrescentou.
O actual sistema de medição de audiências de televisão é fornecido pela Marktest.
A principal receita das televisões, a publicidade, é comprada pelos anunciantes tendo em conta os níveis de audiência.
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