O laboratório de formação da RTP, denominado Academia RTP, arranca na quinta-feira, com o lançamento do site onde será possível jovens apresentarem a concurso projectos inovadores nas áreas de media.
Mário Augusto, responsável pelo projecto Academia RTP, afirmou, em declarações à Lusa, que o objectivo é "lançar novos talentos e fazer um laboratório permanente de media" nas instalações da televisão pública no Porto.
Com este projecto, a RTP pretende permitir que jovens entre os 18 e os 30 anos, através de formação no audiovisual, possam desenvolver novas competências e novos conteúdos transversais aos media, que podem ir da ficção ao documentário, passando pelo concurso, sitcom (série televisiva com humor) ou talkshow.
A ideia é "fomentar a criação de novas oportunidades para os jovens", sendo que esta Academia funcionará durante nove meses como um "concurso sem ser um show de televisão", disse.
O responsável salientou que será "potenciado o trabalho de equipa", esperando-se que o autor do projecto se apresente com um grupo transversal de, no máximo, quatro pessoas. Depois, recebendo bolsas, estes grupos escolhidos terão três meses para executar o seu projecto, contando sempre com o apoio - "coaching" - dos profissionais da casa, de televisão e rádio.
Nos restantes seis meses, todos aqueles participantes que se destacarem pela criatividade e inovação serão chamados a desenvolver encomendas de novos projectos, enquanto os restantes continuarão a trabalhar lado a lado com os profissionais da casa, sejam eles jornalistas, operadores de câmara, editores, produtores ou realizadores, entre outros.
Com este projecto, a RTP pretende permitir que jovens entre os 18 e os 30 anos, através de formação no audiovisual, possam desenvolver novas competências e novos conteúdos transversais aos media, que podem ir da ficção ao documentário, passando pelo concurso, sitcom (série televisiva com humor) ou talkshow.
A ideia é "fomentar a criação de novas oportunidades para os jovens", sendo que esta Academia funcionará durante nove meses como um "concurso sem ser um show de televisão", disse.
O responsável salientou que será "potenciado o trabalho de equipa", esperando-se que o autor do projecto se apresente com um grupo transversal de, no máximo, quatro pessoas. Depois, recebendo bolsas, estes grupos escolhidos terão três meses para executar o seu projecto, contando sempre com o apoio - "coaching" - dos profissionais da casa, de televisão e rádio.
Nos restantes seis meses, todos aqueles participantes que se destacarem pela criatividade e inovação serão chamados a desenvolver encomendas de novos projectos, enquanto os restantes continuarão a trabalhar lado a lado com os profissionais da casa, sejam eles jornalistas, operadores de câmara, editores, produtores ou realizadores, entre outros.
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