Espanha. Dois concorrentes vão viver numa casa de vidro construída dentro de um centro comercial, em Valência
O fenómeno dos reality shows passou da televisão para a realidade. Dez anos depois da estreia do polémico Big Brother no pequeno ecrã, à escala mundial, um "irmão mais novo" do concurso surge agora em Espanha.Duas pessoas, um apartamento de apenas 18 metros quadrados e 33 dias de convivência. São estes os ingredientes de A Casa de Cristal, o novo reality show que vai começar em Valência. Um homem e uma mulher vão viver cerca de um mês dentro de uma casa que está a ser construída na esplanada de um centro comercial da cidade espanhola.
A concurso estão 20 mil euros, caso se mantenham dentro do apartamento "indiscreto" até ao final do tempo estipulado.
A habitação, essa, não terá qualquer tipo de privacidade e, para que isso aconteça, todas as paredes do apartamento são de vidro.
O Nuevo Centro, a galeria comercial onde está instalada a casa, é um dos shoppings mais frequentados de Valência. Os milhares de pessoas que por lá passam, diariamente, poderão ver ao vivo e durante o tempo que desejarem, o quotidiano destas duas pessoas.
Basta sentarem-se na esplanada do centro comercial e observar os dois concorrentes no seu dia-a-dia.
Em Valência, ultimam-se as obras do apartamento transparente, estando as inscrições do concurso abertas até terça-feira.
Depois, dentro de uma semana, terão lugar os castings que irão apurar os dois finalistas, devendo, logo de segui-da, entrarem dentro da casa de vidro.
Na Internet, são vários os protestos contra esta iniciativa. Acusações de violação de privacidade e o denegrir da espécie humana são alguns dos comentários mais usuais.
Apesar da polémica que já está a envolver esta iniciativa, os seus promotores mostram-se confiantes de que este projecto será um "sucesso".
Na República Dominicana, onde já foi criado um reality show semelhante, foi um "fenómeno de massas".
Perante este facto, a estação dominicana Canal 13 apressou-se a comprar os direitos de autor des-te projecto e converteu-o num programa de televisão. O êxito foi tão evidente que A Casa de Cristal tornou-se no programa televisivo mais visto de sempre naque-le país, com uma audiência média de oito milhões de telespectadores.
Resta agora saber se o sucesso se vai repetir em Espanha e se o reality show vai também ele passar para o pequeno ecrã de nuestros hermanos. A polémica e a curiosidade estão, para já, lançadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário