domingo, 31 de outubro de 2010

Canal TVI Secret Story é o canal mais visto no Meo

O canal TVI Secret Story é actualmente o mais visto no Meo desde o seu lançamento a 5 de Outubro, a par dos três canais generalistas RTP, SIC e TVI, anunciou este domingo a Portugal Telecom, detentora da marca Meo. 

O canal, lançado pelo Meo em parceria com a TVI, tem, segundo a PT, "uma forte componente interactiva, através do qual os clientes Meo podem acompanhar, em directo e em exclusivo, tudo o que se passa na casa durante todo o dia" apenas com o comando na mão.
A PT refere ainda que, premindo o botão vermelho do comando, "os clientes poderão escolher a câmara pretendida e ainda aceder a um universo de conteúdos adicionais sobre o 'reality show'. Esta aplicação, diz a empresa, "tem sido um sucesso com cerca de 2,5 milhões de visitas desde o seu lançamento".
A aplicação, desenvolvida pela PT Inovação, disponibiliza "uma nova experiência televisiva, mais interactiva e dinâmica, com mais novos conteúdos e informações à medida que o próprio programa avança no tempo".

Tony Carreira partilha recordações com Goucha

Tony Carreira partilha recordações com Goucha 
 


O cantor revela que só aos 11 anos é que comeu um  bife de vaca e fala da sua infância humilde na aldeia de Armadouro
Tony Carreira voltou à escola onde fez o ensino primário em Armadouro, uma aldeia do concelho da Pampilhosa da Serra, para um "desfiar de recordações" durante a conversa com Manuel Luís Goucha, no programa De Homem para Homem, que hoje vai para o ar às 21.00, no TVI 24. "A ideia foi dele. A escola está desactivada. Bonita por fora, mas estragada por dentro", conta o comunicador ao DN.
O cantor recorda "a sua professora que o colocava frequentemente de castigo por causa das traquinices que fazia, que o mandava muitas vezes ao quadro e que foi a primeira pessoa da aldeia a ter uma televisão e, por isso, convidou a turma inteira para ir a sua casa assistir às celebrações do 13 de Maio", revela Manuel Luís Goucha.
Na sala de aula, junto ao quadro de ardósia, o campeão de vendas de discos em Portugal conta que durante o Inverno tinham "um candeeiro para iluminar a sala durante a manhã". Sentado numa velha carteira diz que "foi a ouvir Amália a cantar o fado A Lágrima que decidiu ser cantor".
Goucha realça que Tony Carreira não renega o seu passado. "Pelo contrário, nota-se que tem orgulho. Até me disse: 'Comi o primeiro bife de vaca aos 11 anos. Se calhar, era um bife da treta, só que até hoje não encontrei um bife tão saboroso como aquele.'" O episódio aconteceu quando os pais do cantor, que na altura já eram emigrantes em França, vieram passar férias a Portugal. "O Tony Carreira estava com a avó Glória, em Armadouro."
O comunicador da TVI e TVI 24 diz que o intérprete de Sonho de Menino fala com grande emoção do avô António. "Marcou a sua infância porque tinham uma relação muito forte. Ele costuma dizer: 'Dava dez anos da minha vida para ter o meu avô.'"
Manuel Luís Goucha revela que a escola primária pode vir a tornar-se na Casa-Museu Tony Carreira, embora o cantor prefira que seja uma "casa de actividade". O encontro em De Homem para Homem permitiu ainda a Manuel Luís Goucha apresentar um pedido de desculpas ao cantor. "Há 15 anos desvalorizei o percurso dele."
Para lá das adversidades da vida, Tony Carreira conseguiu erguer-se, tornando-se um homem de sucessos e um dos artistas nacionais mais acarinhados pelo público em Portugal e no estrangeiro.
Aos 46 anos é casado e pai de três filhos: Mickael, de 24 anos, David, de 18, e Sara, de dez. Mickael estreou-se na música pela mão do pai e é hoje um artista de grande sucesso. O irmão, David, é modelo e actor e integrou recentemente o elenco de Morangos com Açúcar. Homem de causas e afectos, declarou várias vezes que a mulher, Fernanda, e os filhos são a sua maior riqueza.
Fruto do seu trabalho e de uma carreira sólida, Tony Carreira vive hoje uma vida de luxo. Em Maio, o cantor comprou um potente automóvel, um Bentley Continental GT, com um valor aproximado de 260 mil euros.

Autores revelam truques para prolongar as novelas

Autores revelam truques para prolongar as novelas
Boas audiências ditaram que  'Espírito Indomável', da TVI, tivesse mais 40 capítulos
Todas as tramas da TVI são pensadas e escritas para encaixarem em 120 episódios, mas há mais de dez anos que acabam por nunca caber nesta medida. Umas novelas crescem mais, outras menos, mas todos os autores e actores sabem que vão ter de fazer um esforço extra para que o final chegue e que seja feliz. "Todas começam com 120 episódios, passando depois aos 160, consoante as encomendas", explica ao DN o director de Programas, André Cerqueira.
Espírito Indomável, a história da noite que conta com Diogo Amaral e Vera Kolodzig nos principais papéis, acabou de ser brindada com um aumento de 40 capítulos e a autora, Sandra Santos, já sabe como vai fazer este milagre da multiplicação dos enredos, sem, de preferência, perder audiências e alterar o fim da história que estava inicialmente pensado. "Estamos habituados a tornar as histórias ainda maiores, e quando isso acontece ficamos contentes porque quer dizer que os resultados justificam", explica. O truque reside, precisamente, em apostar nos actores que têm menos destaque na trama. De acordo com esta argumentista, que acabou de ganhar mais mês e meio de trabalho intenso, há "sorte" neste processo porque "há sempre muitas personagens e, com elas, muito material".
Sandra Santos recusa a palavra "alongamento" porque isso "implica que a história pare". E o enredo tem de continuar a manter aceso o interesse do auditório.
No entanto, qualquer alteração à história, decorrente de uma encomenda que pode ir dos 20 aos 60 episódios, e às vezes até aos 100, está sujeita ao olhar criterioso da Direcção de Programas do canal. "Fazemos um acompanhamento da história, há um departamento de controlo de qualidade quer na TVI, quer na Plural [produtora] para isso", explica André Cerqueira. Jura até que nenhum pedido apanha de surpresa os argumentistas. "Eles já estão preparados para as variações, sabem que as novelas são histórias abertas", avisa.
Até hoje, a novela que mais cresceu teve direito a estar dois anos no ar. Anjo Selvagem, com Paula Neves e José Carlos Pereira, contou 410 capítulos, ou seja, quase quadruplicou o tamanho original.
Rui Vilhena, autor que acabou de estrear a novela Sedução, que marca o regresso de Fernanda Serrano ao ecrã, tem sempre uma "carta na manga", seja ou não um prolongamento para a sua história. "Quando estamos a escrever a sinopse, numa fase inicial, já estamos a pensar o que poderemos ter", explica o argumentista, que enumera exemplos: "Escolho um personagem e crio novas ligações, que mexem com todo o elenco e acabam por o desestruturar. Em Ninguém como Tu, era o verdadeiro pai de um filho adoptivo. Em Tempo de Viver, era uma nova revelação que tinha que ver com os protagonistas. Para esta nova novela também já tenho uma ideia, mas não vou revelar", afirma, garantindo que o fim da história é a única grande certeza definida à partida.
Mas há outros factores que ditam a mudança de argumentos nas novelas. A actriz Margarida Marinho ficou grávida, aos 45 anos, enquanto rodava A Outra. Tozé Martinho conta como mudou o rumo da novela da TVI: "A gravidez era de risco e tive de encontrar uma solução radical. A personagem morreu e tive de voltar atrás na história para ir buscar outra personagem, criando uma reaparição", revela. "Muitas das vezes, a solução está em voltar atrás para relançar uma história que não foi desenvolvida", diz.

Audiençias de Sabado

Devido à mudança da hora que teve lugar de sábado para domingo, as audiências de sábado, 30 de Outubro, apenas serão enviadas pela Marktest durante o dia de segunda, 1 de Novembro.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Jornal Nacional começa a subir ( TVI nos 28%)

As audiências de quinta-feira, 28 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

As audiências de cabo de quinta-feira, 28 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

Resumo:
TVI 28,3 (+0,1) - programa mais visto: Secret Story (15,6 / 37,4 / 1,475,604)
RTP-1 24,6 (+0,4) - programa mais visto: Telejornal (10,8 / 28,3 / 1,021,572)
SIC 23,2 (-0,5) - programa mais visto: Jornal da Noite (11,0 / 28,0 / 1,040,490)
Cabo 19,8 (+0,3) - canal generalista mais visto: TVI (24,2 / 153,900); canal temático mais visto: SIC Notícias (4,1 / 26,300)
RTP-2 4,2 (-0,3) - programa mais visto: Hoje (1,9 / 4,8 / 179,721)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

'Sedução' teve uma das piores estreias da TVI

'Sedução' teve uma das piores estreias da TVI 
 
O primeiro episódio da novela Sedução, transmitido segunda-feira pela TVI, ficou em 19.º lugar na lista das estreias das 23 novelas que a estação emitiu em horário nobre nos últimos cinco anos.
A estreia da novela protagonizada por Fernanda Serrano e Nuno Homem de Sá registou 1,3 milhões de espectadores (14,4%) e foi o programa mais visto do dia, mas, de acordo com os dados da Marktest compilados para o DN, obteve um dos mais fracos resultados dos últimos anos.
A lista de estreias é liderada por Deixa Que Te Leve, que arrancou a 11 de Maio de 2009, com quase 2,2 milhões de espectadores, seguida de A Outra (24 de Março de 2008), com cerca de dois milhões de portugueses. Em terceiro lugar, a fechar o pódio, ficou Ilha dos Amores, cujo primeiro episódio foi visto a 26 de Março de 2007 e que registou perto de 1,9 milhões de espectadores.
Como curiosidade refira-se que Espírito Indomável, que é agora a novela mais bem-sucedida da TVI, teve também uma estreia modesta, a 30 de Maio deste ano. Aliás, ainda mais modesta do que Sedução, tendo sido o arranque com menos público desde Tu e Eu, em 2006. De onde se prova que muito mais importante do que o primeiro episódio de uma história é a forma como a trama é capaz de se desenvolver e prender a atenção do espectador.

TVI em 1° com novelas a subir

As audiências de quarta-feira, 27 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

As audiências de cabo de quarta-feira, 27 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

Resumo:
TVI 28,2 (-0,3) - programa mais visto: Sedução (14,4 / 38,1 / 1,362,096)
RTP-1 24,2 (-2,0) - programa mais visto: Telejornal (11,5 / 29,3 / 1,087,785)
SIC 23,7 (+0,2) - programa mais visto: Condenados (11,0 / 28,4 / 1,040,490)
Cabo 19,5 (+1,9) - canal generalista mais visto: TVI (25,6 / 164,300); canal temático mais visto: SIC Notícias (4,3 / 27,500)
RTP-2 4,5 (+0,3) - programa mais visto: Zig Zag (2,7 / 6,9 / 255,393)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Melhor telejornal do mundo é emitido no TF1

Melhor telejornal do mundo é emitido no TF1


Media Tenor Global TV Awards são entregues hoje em Zurique. Portugal ignorado.
O instituto académico Media Tenor Internacional colocou o noticiário Le Journal, exibido no canal francês TF1, no topo da lista dos melhores programas informativos do mundo.
A eleição foi feita depois de analisados os principais programas informativos dos canais televisivos de 15 países de todo o mundo, numa lista em que Portugal não consta, o que para Judite Sousa, que durante mais de uma década e meia apresentou o Telejornal da RTP, mais não é do que "o reflexo da posição portuguesa no mundo" (ver texto secundário).
No concurso deste ano, cujos prémios serão entregues hoje à noite em Zurique, o telejornal francês conseguiu destronar o Telediario Segunda Edición - primeiro classificado em 2009 - exibido na TVE e apresentado pela pivô espanhola Pepa Bueno.
O noticiário espanhol conseguiu liderar alguns dos 13 critérios analisados pelo Media Tenor International, mas este ano a pontuação alcançada não foi suficiente para suportar o primeiro lugar. Com uma escassa diferença pontual que o distanciou do telejornal gaulês, o Telediario Segunda Edición evidenciou-se pela diversidade de países e assuntos tratados e também pela quantidade de notícias protagonizadas por mulheres.
Ainda que este ano tenha sido subcampeão no que toca à qualidade informativa, a imprensa espanhola destaca a honra de um noticiário do seu país voltar a constar do topo da lista dos 29 melhores programas informativos do mundo, à frente do telejornal suíço Tagesschau (SF1), do alemão Heute Journal (ZDF) e do britânico World Service (BBC).
Na lista constam ainda informativos de canais como a ABC, Al Jazeera, CBS, CNN, Fox, Rai e RTL, entre outras. Ao todo foram 15 os países do mundo que tiveram os seus programas noticiosos sob avaliação. Eles foram Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Suíça, Espanha, França, Egipto, China, Turquia, África do Sul, Líbano, Catar, Dubai e Emirados Árabes Unidos.
Em entrevista ao site espanhol 20minutos.es, a jornalista Pepa Bueno - que apresenta e dirige o Telediario Segunda Edición - garantiu que continua orgulhosa do seu trabalho e de toda a equipa, ainda que tenham descido um lugar no ranking. "Estamos muito felizes. O ano passado recebemos a medalha de ouro, este ano vamos receber a medalha de prata. Mas continuamos no pódio." A jornalista chegou ao prime time da televisão pública espanhola depois de apresentar o matinal Los Desayunos da TVE até 2009.

Novela à tarde é "experiência"

Novela à tarde é "experiência"


O primeiro dia de exibição de Espírito Indomável antes do Jornal Nacional correu mal à TVI. De acordo com os dados da Martktest, a novela protagonizada por Vera Kolodzig e que é líder à noite, não foi além de 23,6% de share às 19.30, ficando atrás da novela brasileira da SIC Caras e Bocas (28,2%) e do concurso da RTP O Preço Certo (31,3%).
Contactado pelo DN, o director de programas da TVI não reconhece publicamente o falhanço da aposta. André Cerqueira prefere sublinhar que"sendo líder", a estação "tem de procurar inovar, fazer novas experiências, testar novos públicos". "Isto que agora fizemos não é inédito na TVI e é apenas uma forma de testarmos como os públicos reagem a determinados produtos", disse ao DN. Cerqueira não esclareceu se a exibição da novela à tarde é definitiva, mas assim deverá continuar até ao fim da semana.

TVI mal no horario da tarde e a descer no horario nobre

As audiências de terça-feira, 26 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

As audiências de cabo de terça-feira, 26 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

Resumo:
TVI 28,5 (+0,8) - programa mais visto: Secret Story (12,6 / 33,2 / 1,191,834)
RTP-1 26,2 (+0,4) - programa mais visto: Telejornal (13,0 / 34,2 / 1,229,670)
SIC 23,5 (+0,9) - programa mais visto: Jornal da Noite (10,6 / 27,7 / 1,002,654)
Cabo 17,6 (-0,8) - canal generalista mais visto: TVI (25,2 / 163,600); canal temático mais visto: SIC Notícias (3,5 / 23,600)
RTP-2 4,2 (-0,3) - programa mais visto: Zig Zag (2,0 / 5,2 / 189,180)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

TVI Secret Story bate RTPN e TVI24

O canal criado pela TVI para transmitir o reality show ‘Casa dos Segredos’ está a ser um sucesso de audiências. O TVI Secret Story ficou na 11ª posição entre os mais vistos pelos espectadores de televisão paga na semana de 18 a 24 de Outubro. No total, neste período, teve uma audiência média de 12 100 espectadores e um share de 1,7%. 

O canal perdeu apenas para as estações generalistas (TVI, RTP 1, SIC e RTP 2), para a SIC Notícias e para canais como o AXN, o Hollywood, o Panda, o RTP Memória e o Fox. No entanto, ganhou à RTPN, à Sport TV, à SIC Mulher e à Fox Life. Além disso, bateu o outro canal temático do grupo, a TVI24, que esta semana não surge no ‘top' dos 15 mais vistos.
Um resultado muito positivo para o TVI Secret Story, que apenas é transmitido pelo Meo, o operador da Portugal Telecom, que conta com cerca de 700 mil clientes, o que significa aproximadamente 26,5% do total de pessoas com televisão paga em Portugal.
"O sucesso do TVI Secret Story é a prova de que os conteúdos produzidos pelos canais de televisão não se esgotam apenas na sua versão tradicional", diz fonte oficial da PT ao CM, que acrescenta que este canal permite "disponibilizar novos conteúdos à medida que o próprio programa se vai desenvolvendo".
Em alguns períodos, o TVI Secret Story conseguiu ficar mesmo entre os cinco temáticos mais vistos. É o que acontece entre as 09h00 e as 12h00 (quinto lugar com uma audiência média de 6100 espectadores), das 18h00 às 20h00 (terceiro mais visto com uma média de 25 500 espectadores) e entre as 22h30 e as 02h30 (quinto com 21 900 espectadores de média).

TVI com dificuldade as segundas

As audiências de segunda-feira, 25 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

As audiências de cabo de segunda-feira, 25 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

Resumo:
TVI 27,7 (-2,1) - programa mais visto: Sedução (14,4 / 36,5 / 1,362,096)
RTP-1 25,8 (+5,6) - programa mais visto: Vidas Contadas (12,6 / 30,6 / 1,191,834)
SIC 22,6 (-1,7) - programa mais visto: Jornal da Noite (10,7 / 27,1 / 1,012,113)
Cabo 19,4 (-2,5) - canal generalista mais visto: TVI (23,0 / 153,600); canal temático mais visto: SIC Notícias (4,8 / 32,300)
RTP-2 4,5 (+0,7) - programa mais visto: Desafio Diário (1,9 / 4,8 / 179,721)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Faltam 2 horas

Hoje em Sedução

 Vicente prepara uma bomba

No cemitério, num ambiente pesado, Júlia visita a campa do marido sem demonstrar qualquer tipo de sentimento.
À frente do prédio da família Soares, um carro está parado e alguém observa Vitória e Nuno. Nuno beija-a apaixonado e diz-lhe para irem para Londres, mas Vitória responde que está bem melhor em Portugal e volta para dentro do prédio.
Numa outra casa, alguém vê um noticiário, no qual o pivô anuncia a visita do Primeiro-Ministro espanhol a Portugal. Pouco tempo depois, Vicente, numa casa desprovida de qualquer alma, está a fabricar uma bomba caseira. O espanhol vai ao seu quarto e regressa com um bilhete para um jogo de futebol na mão.
Aproxima-se a hora do grande jogo e o corrupio à volta do estádio é cada vez maior. Carmo, Rita e Alex chegam ao estádio e preparam o material de reportagem. Vicente chega e escolhe um cachecol. Aparecem também Almeida e Belmiro, que vão assistir ao jogo.
Rita e Alex ficam furiosos quando chegam aos balneários, prontos para fazer a entrevista a Adriano, o capitão da equipa, mas devido ao seu atraso já não a podem fazer.
Carmo, que tinha ido estacionar a carrinha, chega junto dos colegas completamente esbaforida e recebe duas péssimas notícias: que já não tiveram tempo de fazer a reportagem antes do jogo, e que Alex se esqueceu das cassetes. Carmo e Alex decidem ir buscar as cassetes enquanto Rita aguarda e de repente vê Adriano a coxear, que lhe diz que, ou ela faz a entrevista no momento ou já não faz, visto ele estar lesionado.
Júlia chega a casa e diz a Miguel que no dia seguinte tem que a levar ao aeroporto, e que não se pode atrasar porque só há um voo para Roma.
Alice telefona a Belmiro, tentando saber onde está o marido e pergunta-lhe como vão arranjar dinheiro para pagar a renda. Entretanto Tiago, o filho mais velho, aparece e pede à mãe que lhe cosa um botão. Tiago, Vitória e Alice comentam entre eles o que possa ter acontecido para que Belmiro não falasse ao irmão, nem tenha ido ao seu funeral e mesmo agora, não fale com a cunhada.
Vicente assiste ao jogo de futebol quando um homem vai descendo as escadas com uma mochila na mão e a pousa ao lado dele. O espanhol levanta-se e vai-se embora, levando ele a mochila. Quando chega a casa, coloca um relógio em cima da bancada e dá início a uma contagem decrescente.
Almeida encontra Vicente no prédio e pergunta-lhe se gostou do jogo, mas o espanhol diz-lhe que não viu jogo nenhum e que o vizinho deve estar a fazer confusão. Almeida fica muito intrigado.
Tiago conversa com Vitória sobre as dificuldades financeiras que os pais têm e diz à irmã que vai ser ele a escrever o seu caminho e a decidir como fazer as coisas e que se a irmã se preocupa tanto, se calhar deveria fazer algo para mudar. Vitória decide telefonar a Nuno, o namorado, e pedir-lhe que vá com ela a casa de Júlia e apesar de apanhar a tia mesmo de saída, pede-lhe para conversar com ela num instante.
Tiago, tentando lutar pela sua vida, apresenta-se na produtora onde trabalha Carmo e tenta ter uma entrevista com ela, mas com a azáfama da estreia do programa de José Carlos não consegue e decide esperar.
Vitória diz à tia que os pais não têm dinheiro para pagar a renda e pergunta se há possibilidade de pagarem mais tarde. Júlia, aproveitando a situação, diz que a família não devia complicar, mas sim aproveitar o facto de ela ser senhoria. Vitória comenta que, desde que todos se zangaram, Belmiro não admite falhas. Júlia aproveita para sondar a sobrinha, tentando saber se a família sabe o que se passou.
Miguel conversa com Tomás através do skype e avisa-o de que a mãe se prepara para viajar para Roma para o ir buscar, porém o jovem diz logo que a mãe vai viajar em vão e que só voltaria se fosse Vitória a ir buscá-lo. Tio e sobrinho continuam a conversar, até que Tomás repara em Vitória, que vai a sair do escritório e começa a chamá-la, pedindo para falar com ela, mas Vitória recusa-se e vai-se embora. Júlia depois pede a Miguel para ser ele a ir a Roma.

Sedução a História

 
 Sedução
"Sedução" é o retrato da enorme dimensão da vida de uma mulher: do seu trabalho à sua família, das suas paixões às suas mágoas.
 
 
 
Esta é uma novela cuja história foi pensada no sentido de resgatar as grandes histórias das "Mulheres Coragem". As mães que tudo fazem pelos filhos, as mulheres pobres que vencem na vida, o triunfo de valores como a dedicação e o sacrifício, a força do poder matriarcal. "Sedução" é o retrato da enorme dimensão da vida de uma mulher: do seu trabalho à sua família, das suas paixões às suas mágoas. Alice é uma mãe de família, trabalhadora e dedicada, que tudo faz para dar conforto e estabilidade ao marido e aos filhos. Apesar dos seus esforços e sacrifícios, a família nunca está satisfeita, exigindo mais e mais a Alice que luta contra a frustração diária que isso lhe provoca. Involuntariamente, ela assiste ao envolvimento do marido num crime e para não o denunciar à polícia acaba por desaparecer sem deixar rasto. Quando regressa, procura a família a fim de recuperar a sua vida, mas encontra o marido casado com a cunhada e o total desprezo dos filhos. Rejeitada pelo homem da sua vida e com o seu amor de mãe ferido, Alice entrega-se ao trabalho e constrói um negócio de sucesso tornando-se uma mulher rica. É nesse momento que se vê confrontada com um extraordinário dilema moral: o que fazer, agora, ao marido e filhos que, por puro interesse, se querem voltar a aproximar dela? Perdoá-los e recebê-los de
braços abertos? Ou seguir com a sua vida, como eles fizeram com as deles, sem nunca olhar para trás?
 

Audiençias de Domigo "Continuação"

As audiências de domingo, 24 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

As audiências de cabo de domingo, 24 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

Resumo:
TVI 29,8 (-0,6) - programa mais visto: Secret Story (14,0 / 43,6 / 1,324,260)
SIC 24,3 (+2,1) - programa mais visto: Grande Reportagem (13,6 / 33,3 / 1,286,424)
Cabo 21,9 (+0,1) - canal generalista mais visto: TVI (26,2 / 213,600); canal temático mais visto: SIC Notícias (4,1 / 33,600)
RTP-1 20,2 (-0,1) - programa mais visto: Telejornal (10,3 / 28,0 / 974,277)
RTP-2 3,8 (-1,5) - programa mais visto: documentário Monica e David (2,0 / 5,0 / 189,180) 

Sedução " Quem é Quem"


Daniel Melo
Adriano
Daniel Melo

Margarida Vila-Nova
Vitória Mendes Soares
Margarida Vila-Nova
É a irmã do meio, está entre a ambição de Tiago e a simplicidade de Ana. Só quer ser feliz, mas isso não significa contentar-se com pouco. No início da história, trabalha numa livraria e namora com Nuno, um rapaz simples e trabalhador, mas acomodado e sem grandes objectivos. Apesar de apaixonada, a falta de ambição dele incomoda-a. Vitória não é gananciosa, mas deseja mais da vida e, definitivamente, não quer ficar como a mãe, uma dona de casa, que desistiu dos sonhos para se dedicar aos filhos e conta tostões no final do mês. O regresso de Tomás, filho adoptivo da sua tia Júlia, com quem teve um flirt quando era mais nova, vai complicar a sua vida de vez. Tomás é rico, completamente apaixonado por ela e a verdade é que ele não lhe é indiferente. A família opõe-se e não quer que ela namore com o primo. Vitória sente que ao lado de Tomás pode ser alguém... mas por outro lado, Nuno existe e ela ainda o ama. É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo? Como escolher? Como saber o que será melhor? Quem a fará mais feliz? Esta história vai ter muitos avanços e recuos, mas será que no meio de tanta indecisão, Vitória não se arrisca a perder os dois? Vitória também vai enfrentar sérios problemas de auto-estima: é obcecada pelo corpo, não de uma maneira fútil, mas de uma forma doentia. A sua relação com o espelho condiciona a sua vida: não come de tudo e tenta fazer exercício o mais possível. Depois do desaparecimento de Alice, Vitória não vai conseguir perdoá-la; a relação com o pai é distante e, apesar de não concordar com algumas atitudes do irmão, é com Tiago com quem tem uma relação mais próxima, acabando mesmo, por compactuar com alguns dos esquemas dele. Muitas vezes aquilo em que acredita - os seus valores - e aquilo que quer - as suas ambições - vão entrar em conflito. No final, o que será mais forte?
Maria João Luís
Alice Mendes Soares
Maria João Luís
Toda a sua vida foi mãe, esposa e empregada de alguém. Nunca teve tempo para ser ela própria, nem para se dedicar aos seus sonhos. Os seus únicos momentos de prazer são quando uma das vizinhas a chama para lhe fazer um penteado. No fundo, sempre quis ser cabeleireira, mas as escolhas que fez afastaram-na desse caminho. O seu marido, Belmiro, é agente imobiliário e com três filhos exigentes, não é fácil ter que esperar pela comissão da venda das casas. Alice tem consciência de que os filhos têm vergonha dela, por não ser uma pessoa muito instruída e sofisticada, mas tem a certeza de que é uma boa mãe. Tudo vai começar a mudar quando Belmiro, cansado de viver com o dinheiro contado, se envolve num assalto com um vizinho que Alice, acidentalmente, acaba por testemunhar. Ameaçada por Vicente, o vizinho, ela é obrigada a desaparecer, como forma de salvar a vida dos filhos. Regressa tempos depois, encontrando Belmiro ¿casado¿ com a sua cunhada, Júlia, e os seus filhos, felizes, a viverem com eles e com a fortuna dela. Mas, quando tudo parece perdido, Mário surge na sua vida com a notícia de uma herança que lhe vai permitir abrir o seu cabeleireiro de sonho. E é também assim que surge algo de inédito na sua vida: dois homens a lutarem pelo seu amor.
Sara Butler
Ana Mendes Soares
Sara Butler
É adolescente. Isso diz quase tudo: está na "idade do armário", consegue ser chata e irritante, carinhosa e meiga, tudo no espaço de uma hora. Vai apaixonar-se por Guilherme e, com medo de o perder, cede à pressão para ter relações sexuais com ele. Acaba por engravidar e, de um dia para o outro, vê a sua vida mudar: os planos, as ambições, as relações com a família¿ Longe da mãe e confrontada com uma reacção negativa do pai, Ana vê-se sozinha para enfrentar José Carlos Faria, o pai de Guilherme que não vê nela mais do que uma suburbana oportunista. Com apenas dezasseis anos, Ana vai ter de tomar uma decisão que a vai afectar para sempre: abortar ou ter o filho. Uma coisa é certa, qualquer decisão vai provocar conflitos e trazer frustrações.
Nuno Homem de Sá
Belmiro Soares
Nuno Homem de Sá
É um homem atraente e charmoso. Gosta de andar bem vestido, fazer exercício e é um bocado vaidoso. Casado com Alice, foi pai muito cedo e lembra-se muito bem do que eles passaram quando isso lhes aconteceu. Hoje, se calhar, a vida era outra... Este é pelo menos o discurso que vende aos outros porque, na verdade, nunca quis fazer nenhum e usou o nascimento inesperado de Tiago para justificar a sua passividade perante a vida. O problema é que as contas não se pagam sozinhas e na imobiliária há meses que não vende uma casa. Resultado: mete-se num assalto com o vizinho espanhol, a situação complica-se e acaba sem dinheiro e sem mulher. Mas como há males que vêm por bem¿ Júlia, a viúva do seu irmão, eternamente apaixonada por ele, aproveita-se do desaparecimento de Alice para tentar uma aproximação. Perante a sua insistência e sem saber do paradeiro da mulher, Belmiro acaba por ceder. O que ninguém sabe é que os dois escondem um segredo que envolve a morte do seu irmão e ex-marido de Júlia, Aníbal. Tomada a decisão de assumir uma relação com a cunhada, Belmiro muda-se de armas e bagagens para casa dela. Pelo menos até ao dia em que Alice volta e vinga na vida. O problema é que Júlia não é mulher para aceitar derrotas: e não só abre um negócio imobiliário para Belmiro, como fará de tudo para destruir o cabeleireiro de Alice.
Sofia Grillo
Carmo Sampaio
Sofia Grillo
É produtora executiva do programa do difícil José Carlos Faria. Absolutamente empenhada e dedicada ao trabalho, Carmo é uma mulher solteira, sem família, profundamente ligada às amigas de escola, Flor e Ester, com quem tem uma relação de grande cumplicidade e dependência afectiva. Com Ester, Carmo partilha mais do que amizade, uma vez que no passado manteve uma relação com o seu marido, Rui. O namoro de ambos terminou quando ela decidiu ir estudar para Londres. Rui ficou e acabou por casar com Ester, mas o que nenhum sabe é que Carmo nunca o esqueceu. Este triângulo terá um desenlace após o acidente que envolve a família de Ester e que acaba com o casamento desta com Rui. É, nessa altura, que Carmo verá o seu amor ter uma segunda e derradeira oportunidade. O que ela não espera é que Rui, para ficar ao seu lado, lhe faça uma exigência que mudará por completo o seu estilo de vida. Será Carmo capaz de mudar por força do amor?
Paulo Rocha
Danilo Mascarenhas
Paulo Rocha
Na nossa sociedade ser cabeleireiro é sinónimo de ser gay. Danilo é cabeleireiro, logo é gay... Ele não se preocupa nem a desmentir, nem a confirmar. O preconceito não só não o incomoda, como lhe permite tirar algum proveito. Passar por homossexual é uma arma certeira para se aproximar de mulheres casadas e o álibi perfeito para afastar maridos ciumentos. Por isso, ele exagera nos tiques e na maneira extravagante de vestir... mas se a indefinição sexual lhe dá jeito enquanto ele só quer ter relações ocasionais, tudo vai mudar quando se apaixonar de verdade. Vários problemas se vão colocar: assumir ou não a verdadeira sexualidade? Como convencê-la de que não é gay? Esta revelação pode ter várias consequências, nomeadamente para as mulheres casadas com quem se envolveu no passado. Para complicar ainda mais, no decorrer da história, Danilo conhece Ruben, um "verdadeiro" gay, que se apaixona perdidamente por ele, mas quando descobre que não é correspondido vai fazer de tudo para o desmascarar.
Leonor Biscaia
Diana Silva
Leonor Biscaia
É uma rapariga normal, mas por mais que tenha os mesmos desejos e interesses que qualquer miúda da idade dela, a verdade é que não pode fazer tudo o que as outras fazem. Ser hermafrodita condiciona a sua vida a vários níveis: não tem namorado porque tem vergonha da sua condição e teme a intimidade. Tem tanto medo que alguém descubra, que, entre outras coisas, recusa tomar banho na escola e passar a noite na casa de uma amiga. O seu maior sonho é fazer uma operação que a torne 100% mulher. E o seu maior pesadelo vai ser quando descobrir o mistério que Irene lhe escondeu durante anos.
Maria João Bastos
Ester Vasconcelos
Maria João Bastos
É jornalista/escritora, tem uma coluna de opinião num jornal diário e reparte-se em inúmeras actividades relacionadas com a escrita, sendo autora de vários livros de sucesso. Pressionada pela falta de tempo, e especialmente pela pouca atenção que dedica ao marido, Rui, e ao filho, Martim, Ester é acusada de ser uma mulher de carreira, demasiado concentrada na profissão e pouco na família. Tudo piora quando decide aceitar o lugar de apresentadora do programa de entrevistas, anteriormente ocupado por José Carlos Faria. No desenrolar da trama, um acidente muda por completo a vida de Ester. A partir daí o seu mundo desmorona-se: o casamento chega ao fim, a relação com Flor, uma das suas melhores amigas, nunca mais será a mesma e com Carmo, a outra das suas confidentes, será completamente posta em causa. Isto porque Rui, o marido, após o divórcio, reatará com Carmo, a sua primeira namorada, uma relação amorosa.
São José Correia
Flor Pires
São José Correia
Flor tem tudo para ser uma mulher bem sucedida na vida: bonita, inteligente, frontal, leal e generosa. A sua maior contradição é a incapacidade para lidar com os seus problemas quando tem as mais sensatas opiniões sobre a vida dos outros. Flor está desempregada e prossegue a vida inventando rotinas e escondendo de todos a situação em que se encontra e as dificuldades por que passa. Empurrada pelas circunstâncias e pelas amigas, Ester e Carmo, acaba por lidar com a situação com dignidade conquistando o respeito de todos. A sua vida profissional como advogada tem um novo fôlego quando é contratada para trabalhar com Alice, uma amiga de longa data dos pais de Flor, no seu cabeleireiro. A sua grande paixão será Samuel, o realizador da Vídeo 5. Porém, ambos ver-se-ão envolvidos no acidente que acontece na família de Ester e acabarão por ser confrontados com verdades chocantes que os levarão a questionar os próprios sentimentos.
Maria Ladeira
Francisca
Maria Ladeira
Luís Simões
Guilherme Faria
Luís Simões
Dizem que os filhos fazem das vidas dos pais um Inferno mas, no seu caso, é o contrário. Pelo menos, Guilherme considera que José Carlos e Mafalda é que agem como crianças, querem comprar tudo o que vêem, gastam tudo o que o pai ganha e, apesar disso, nunca estão satisfeitos. Não é à toa que a sua meia-irmã, Laura, se pôs a milhas de casa: como é que se aguenta como pai alguém que nunca despe o fato da diva egocêntrica?! A sua relação com Laura será mais próxima quando Guilherme engravidar a namorada e se vir sozinho para enfrentar os dramas e consequências deste facto.
Afonso Lagarto
Gustavo
Afonso Lagarto
Ruy de Carvalho
Humberto Almeida
Ruy de Carvalho
Foi um grande jogador de futebol. Era conhecido como o Almeida. Jogava como central no Belenenses e até o Eusébio tinha dificuldade em passar por si a caminho da baliza. Chegou a ganhar uma Taça de Portugal. Bons tempos... No início da história está viúvo, esquecido pela família, pelos adeptos, pelo clube. Pensa que, se naquela época ganhassem metade do que os futebolistas ganham hoje em dia a jogar à bola, não tinha de passar a reforma num prédio no Montijo. Tem as suas economias, bem guardadas e escondidas, porque nunca se sabe o dia de amanhã. Tem um sobrinho e uma sobrinha que vivem no estrangeiro. Mário ainda lhe liga de vez em quando, mas de Sofia não sabe nada há anos. A única pessoa que ainda lhe dá atenção é a vizinha Alice, que lhe limpa a casa e faz a comida. Mas um estranho incidente vai alterar a vida de todos os que o rodeiam. E não para melhor.
Mafalda Luís de Castro
Inês Dias
Mafalda Luís de Castro
É auxiliar de cabeleireiro. Não tem medo de trabalhar, lava cabeças, varre o chão e serve cafés, mas é desastrada e atrapalhada o que lhe vai trazer alguns problemas. No decorrer da história, vai cruzar-se com duas pessoas que vão mudar a sua vida: Alice e Tiago. Está longe de imaginar que são mãe e filho. Com Tiago vai viver uma grande história de amor. Mas vai desiludir-se e ter vários conflitos quando descobrir a verdadeira natureza dele. Com Alice vai desenvolver uma relação de mãe e filha. Alice vai ser sua mentora e vai ajudá-la, chegando mesmo a acolhê-la na sua casa. A proximidade de Inês e de Alice vai provocar ciúmes a Ana e Vitória e gerar muitos conflitos com Tiago. Mas quem sabe, não será Inês o motor da reaproximação da família.
Rita Salema
Irene Santos
Rita Salema
É empregada doméstica de Ester, Carmo e Flor. Nem sempre é fácil estar entre as amigas e tudo se complica quando Ester e Carmo se zangam. Para além de lhes limpar a casa, Irene ainda tem de responder a interrogatórios diários, uma vez que elas, mesmo chateadas, continuam a querer saber da vida uma da outra. Mas esse é, talvez, o menor dos problemas da vida dela... Irene vive com a filha, Diana, uma adolescente problemática, que tem uma característica muito especial: é hermafrodita. Porém, ambas mantêm este facto em segredo, evitando a rejeição da sociedade e dos amigos de Diana. Mas os mistérios na vida de Irene não se ficam por aqui. Ela recebe dinheiro às escondidas de Mafalda, a mulher do famoso apresentador de televisão, José Carlos Faria. O problema vai ser, quando um dia, alguém descobrir o porquê.
João Perry
José Carlos Faria
João Perry
É uma espécie de Murphy Brown de calças. Quer dizer, é assim que ele se vê, mas os outros acham que só têm em comum o facto de serem alcoólicos em recuperação. De resto, ninguém acha que José Carlos é bem-humorado, simpático e, muito menos, um grande profissional. Pelo contrário, todos o acusam de ser como as "estrelas": irritadiço, irascível e demasiado exigente. Considera-se o pivot de entrevistas mais importante do país, apesar de as audiências do seu programa já não serem o que eram. Claro que o acusam de estar velho, acabado e desactualizado para justificar a queda dos números. Mas a seu ver o problema está na incompetência dos profissionais que estão à sua volta na Vídeo 5, em especial, a produtora - executiva Carmo. Para ajudar à festa, no decorrer da história, Laura, a sua filha mais velha, fruto do primeiro casamento, com quem cortou relações no passado, é contratada para o programa. Obviamente vai ser difícil manter estas relações e, mais cedo ou mais tarde, a sua vida sofre um volte face irreversível. As coisas vão ficar mesmo complicadas, especialmente quando perder o ordenado chorudo que sempre serviu para responder aos caprichos da mulher, às vontades da amante e aos problemas do filho, Guilherme.
Fernanda Serrano
Júlia Soares
Fernanda Serrano
É a vilã da história. Uma mulher objectiva e pragmática que, talvez por isso tenha casado com Aníbal, irmão de Belmiro, quando ainda era estagiária de Direito na empresa de empreendimentos imobiliários dele. Júlia é uma mulher inatingível. A sua personalidade fria e distante reflecte-se quer na forma como lida com o irmão Miguel, como na relação com o seu filho adoptivo, Tomás. O único que lhe desperta algum tipo de sentimento nobre é o cunhado Belmiro, por quem é profundamente apaixonada desde os tempos em que era casada com o seu irmão. Mantiveram um caso, nessa altura, que terminou por um motivo inesperado e que encerra um segredo que atormenta Júlia e que vai mantê-la ligada a Belmiro para sempre. Há quem no decorrer da trama comece a desenrolar este "novelo" e Júlia tudo fará para que a verdade não seja descoberta. No fundo, esta é a história da sua vida: lutar para contornar os obstáculos. E talvez, por isso, se tenha tornado uma pessoa perturbada e manipuladora ao ponto de fazer Alice acreditar serem grandes amigas quando, na verdade, vê nela a sua maior rival. No desaparecimento de Alice, Júlia vê a grande oportunidade da sua vida: reconquistar Belmiro e viver o amor que sente por ele. Acabam mesmo a morar juntos e Júlia a desempenhar o papel da madrasta perfeita. O que Tiago, Vitória e a Ana não sabem é que a sua verdadeira intenção é despejá-los de sua casa o mais rapidamente possível. Com o regresso de Alice, o mundo quase perfeito de Júlia, desaba. Ao perceber que Belmiro ainda se sente ligado à mãe dos filhos, Júlia tudo fará para destruir Alice e impedi-la de ser bem sucedida. É nesta altura da história que o seu amor por Belmiro se revelará tão doentio que a levará a cometer as maiores barbaridades. Sairá Júlia impune de tudo isto? Conseguirá ela acabar ao lado do homem que ama?
Paula Neves
Laura Nobre Faria
Paula Neves
Para si chama-se apenas Laura Nobre, porque o apelido Faria esqueceu-o no dia em que deixou de falar com o pai. Depois de cortar relações com ele a sua vida tornou-se bastante mais complicada... mas, mesmo assim, preza a sua independência, paga as suas contas e já saldou quase metade da hipoteca da casa. O seu sonho é ser realizadora mas, como não quer, de maneira nenhuma, usar o apelido do pai, terá um longo caminho a percorrer. Após ler o livro da escritora Ester Vasconcelos, tentará adaptá-lo para cinema, mas o objectivo não é fácil. Para pagar as contas é obrigada a aceitar um trabalho como câmara e, por ironia dos destinos, no programa do pai. Mas como esse trabalho não a satisfaz, paralelamente, investe demasiado no projecto de cinema que não corre como o esperado. Embora divida casa com o cabeleireiro Danilo, o que ele paga de renda não é suficiente para pagar o empréstimo ao banco e o ordenado de câmara não dá para cobrir as despesas todas. É aí que surge uma oportunidade inesperada e impensável de resolver todos os seus problemas e Laura terá de tomar uma das decisões mais polémicas do enredo.
Joana Figueira
Lurdes
Joana Figueira
Helena Isabel
Mafalda Silva Faria
Helena Isabel
Adora o seu marido e vive satisfeita enquanto José Carlos faz aquilo que é suposto: cuidar de si. O problema começa quando José Carlos se volta a entregar ao álcool, prejudicando fortemente a sua carreira e abrindo a porta a sérias dificuldades financeiras. Como é óbvio Mafalda não está à espera, aos cinquenta anos, de ter de ir trabalhar. Também não pensa pedir dinheiro emprestado a Júlia. Apesar de serem grandes amigas, Mafalda considera-a uma forreta da pior espécie e também não está disposta a revelar-lhe toda a verdade. A seu ver, entre as pessoas com quem se relaciona, "acabam-se os euros, acabam-se as amizades"! Mas o que a preocupa mais é faltar-lhe dinheiro para outra coisa. Aliás, para outra pessoa... Como toda a gente, Mafalda também esconde um grande segredo... em especial de José Carlos.
Cristiana Milhão
Marisa Dumont
Cristiana Milhão
É professora de ténis do clube administrado por Miguel. Vem de uma família de tenistas de renome, o seu avô chegou a jogar com o René Lacoste, famoso tenista, criador da marca de roupa com o mesmo nome. Marisa era uma promessa do ténis nacional, mas uma lesão afastou-a das competições. É a grande confidente de Miguel.
Francisco Fernandez
Martim Paredes
Francisco Fernandez
Ignorado pela mãe, resta-lhe a atenção do pai com quem mantém uma relação afectuosa e muito forte. Apesar das ausências constantes de Ester, Martim nutre por ela um carinho enorme e nunca alimenta as discussões que, muitas vezes, surgem por sua causa e pela falta de tempo de que a mãe dispõe para estar com ele. Com Rui estabelece uma forte cumplicidade, gosta das mesmas coisas que ele, desde andar de bicicleta a ouvir música. Vê em Flor, uma das grandes amigas da mãe, a tia que não tem.
Nuno Távora
Miguel Alves
Nuno Távora
É visto por muitos como "uma boa pessoa" e por alguns como "um autêntico totó". Considera-se bastante exigente com os outros, daí os conflitos com a irmã Júlia... Sobretudo quando ela, por vezes, ultrapassa os limites do aceitável e lhe esconde alguma coisa, o que o deixa preocupado. É do signo Touro, o que quer dizer que é muito amigo dos seus amigos e por eles faz o que for preciso. É administrador do clube de ténis que algumas personagens frequentam, mas nos tempos livres estuda a leitura das mãos. É uma espécie de hobby que acabará por revelar, antecipadamente, alguns pormenores da história de algumas personagens. A sua grande paixão é Raquel, a maquilhadora da produtora Vídeo 5, e a única que faz com que a sua bondade pareça estupidez, uma vez que nas mãos dela é um ingénuo. Esta história de amor irá revoltar o público, já que ele a ama e ela... o usa. Apesar de ser o marido com que todas as mulheres sonham, Raquel casa com Miguel por uma razão que ele só vai descobrir mais tarde e que explicará porque é que nunca será capaz de o fazer feliz.
Fernando Luís
Mário Almeida
Fernando Luís
Inicialmente, só vem a Portugal tratar de assuntos do tio. Essa é, pelo menos, a sua intenção. Mas depois de conhecer Alice tudo vai mudar. E até a sua carreira de sucesso nos Estados Unidos vai ficar em risco. Quando volta para Portugal vai ter de pôr em prática o pragmatismo americano, mesmo que isso choque com o estilo "deixa andar" dos portugueses típicos. No campo pessoal, conquistar Alice é que não vai ser tão fácil como pensava, mesmo depois de financiar o seu cabeleireiro, porque vai ter de disputar o seu amor com Belmiro, o ex-marido... Mário tem pena que ela não veja quem realmente é Belmiro, mas acredita que no final vai ser o eleito de Alice e será feliz ao lado dela.
Pedro Barroso
Nuno Baptista
Pedro Barroso
No início da história, é motorista do apresentador de televisão, José Carlos Faria, com quem tem uma relação conflituosa. Farto das humilhações diárias que a "diva da TV" o faz passar, decide despedir-se e emigrar para Londres com o amor da sua vida: Vitória. Mas o seu plano vai por água abaixo quando Tomás, eterno apaixonado de Vitória, regressa do estrangeiro. A partir desse dia, Nuno vai ter de lutar pelo amor daquela mulher: uma luta desleal, Tomás tem dinheiro, estatuto e pode dar-lhe tudo o que ela sonha. Nuno, se pudesse, dava-lhe o mundo, mas é uma pessoa sem grandes ambições e para além de amor e de uma vida simples, não tem mais nada para lhe oferecer. Para reconquistar Vitória, Nuno acaba por arranjar um emprego na produtora e alugar um quarto no mesmo prédio de Alice, a mãe de Vitória. Esta proximidade pode ser uma vantagem, mas também pode estragar tudo... No novo emprego, para além de um leque de oportunidades, Nuno conhece novas pessoas, nomeadamente, Rita com quem se vai envolver. Será que ela o vai conseguir fazer esquecer Vitória?
Bárbara Norton de Matos
Raquel Pinto
Bárbara Norton de Matos
Oficialmente é apenas maquilhadora do programa do José Carlos Faria mas, na verdade, é um bocadinho mais do que isso¿ é amante dele há já algum tempo. Aliás, se não fosse por isso, muito provavelmente, já tinha sido despedida. Aquilo que começou como uma aventura inconsciente transformou-se numa relação doentia de dependência. José Carlos depende da sua beleza e juventude, e Raquel já não vive sem aquilo que o dinheiro dele lhe proporciona e faz sentir. Gosta de bons restaurantes e hotéis de luxo, e não é com o ordenado de maquilhadora que vai jantar em bons restaurantes e dormir em hotéis de luxo. No decorrer da história, Mafalda, mulher de José Carlos, vai estar muito perto de os apanhar. Para além do escândalo que isso provocaria nos média, no caso de uma separação litigiosa, a mulher dele ficaria com metade de tudo. Para evitar o pior, e continuarem o seu caso, José Carlos encontra uma solução acima de qualquer suspeita: sugere que Raquel case com outro.
Sofia Ribeiro
Rita Martins
Sofia Ribeiro
É assistente de produção na Vídeo 5. Competente e profissional segura, em situações de caos na produtora, Rita consegue manter uma atitude consequente e executar com eficácia o seu trabalho. Irreverente e "sem papas na língua", Rita diz o que tem a dizer sem olhar a hierarquias mas com inegável sentido de justiça e de oportunidade. Além de eficaz, esperta e desembaraçada, Rita é arguta e desde a primeira hora manterá as maiores reservas relativamente a Tiago e tudo fará para o desmascarar. No plano afectivo é que não é tão bem sucedida. Depois de uma relação fracassada com Samuel, envolver-se-á com Nuno cujo amor terá de disputar com Vitória, a ex-namorada dele.
Rui Neto
Ruben Caeiro
Rui Neto
Cabeleireiro de profissão, decide voltar a Lisboa após um desgosto de amor. Estava a viver em Berlim, há 4 anos, com o seu namorado - Mark -, quando ele decidiu, de um dia para o outro, que Ruben já não era o homem da sua vida. Já em Lisboa, começa à procura de trabalho, pouco motivado para estar em cabeleireiros que não compreendam a sua linha de cortes e penteados. Acaba por ir parar ao cabeleireiro de Alice, onde, para ele, o mais importante é que ela lhe dê carta-branca e o deixe explorar a sua criatividade. Enfim, o paraíso¿ ou nem tanto... não fosse a presença de Danilo. Ao princípio, Ruben não vai perceber bem quem é aquela figura, fica desconfiado e, para tirar a prova dos nove, atira-se a ele¿ mas cedo perceberá que há algo de estranho e confuso na sexualidade de Danilo e não descansará enquanto não o desmascarar. Há quem o ache arrogante, fofoqueiro, intriguista e venenoso, o que ele considera um exagero. Como costuma dizer, "somos todos assim... só depende do ponto de vista".
Joaquim Horta
Rui Paredes
Joaquim Horta
É cool, despreocupado, sem grandes ambições. Tem uma loja de cd`s e vinis para onde vai todos os dias de bicicleta, um negócio que já conheceu melhores dias. Com a possibilidade de downloads ilegais e pirataria as vendas caíram de uma forma assustadora. Ainda assim, Rui considera que vale a pena fazer o que se gosta e que a sua paixão supera eventuais dificuldades que possa atravessar. Quem não está totalmente de acordo com ele é Ester que acaba por assegurar, praticamente sozinha, o sustento da casa e do filho, cobrando a Rui isso mesmo. A relação do casal sofre vários revezes durante a trama e é incapaz de resistir ao acidente que acontece no seio da família.
Marco Delgado
Samuel Braga
Marco Delgado
Realizador do programa de entrevistas de José Carlos Faria, é quase uma versão actual do Casanova. Rita e Carmo, entre muitas outras mulheres, fazem parte do seu curriculum amoroso, até encontrar o amor ao lado de Flor. Obsessivo com as novas tecnologias - os últimos modelos de telemóveis, computadores, televisões, GPS`s, tudo o que é high tech - é um homem divertido, esperto, com sentido de humor e apaixonado¿ mas que passará, no decorrer da história, a ser atormentado por um terrível sentimento de culpa que o consumirá de uma forma terrível e que lhe poderá custar a carreira e a relação com o amor da sua vida. Ele é o responsável pela morte de uma das personagens, mas esconderá esse facto. Resta saber durante quanto tempo.
Dalila Carmo
Sofia Almeida
Dalila Carmo
É prima de Mário e sobrinha do Humberto Almeida. É uma oportunista, vigarista e matreira do pior. A sua trajectória divide-se em dois momentos: logo no início, quando vem a Portugal em busca da suposta fortuna do tio, para poder voltar para Inglaterra sem pensar em voltar a trabalhar; e mais tarde, quando tenta reclamar parte de uma herança. Nessa altura, Sofia percebe que o primo, Mário, usou as economias do tio para financiar o cabeleireiro de Alice e não ficará nada satisfeita. Sofia não vai desistir de receber aquilo que acha que tem direito, pois do que considera seu, não abre mão. Mesmo que para isso tenha de fazer da vida dos que a rodeiam um Inferno!
Pedro Granger
Tiago Mendes Soares
Pedro Granger
É o filho mais velho de Belmiro e Alice, mas sempre que pode tenta esconder essa ligação. Ser pobre é sinónimo de falhar na vida, por isso, os pais são um exemplo a não seguir. É ganancioso, manipulador e faz o que for preciso para alcançar os seus objectivos: ser rico e famoso. Se no início da trama, humilha a mãe sempre que pode, com o decorrer da história, quando ela tiver dinheiro, não vai hesitar em bajulá-la se isso lhe der jeito. A vida dá voltas, as circunstâncias mudam, mas uma coisa mantém-se: os seus interesses vêm acima de tudo e de ¿quase¿ todos. Nunca se quis apaixonar e, até conhecer Inês, só mantinha relações se estas lhe trouxessem vantagens. Inês vai ser o seu ponto fraco, mas será o amor capaz de mudar a natureza de Tiago? Ninguém sabe, nem ele próprio! No início da história, consegue um trabalho como estagiário na produtora de televisão Vídeo 5, onde José Carlos Faria apresenta um programa de entrevistas. Acha-se melhor do que ele e o seu objectivo é ficar com o lugar de apresentador. Não faz tensões de ficar à espera que reconheçam o seu valor, por isso, cedo começa a arranjar esquemas para conseguir o que quer, aproximando-se e ajudando quem tiver que ser. Afinal, ninguém faz nada sem interesse, muito menos Tiago.
Fernando Pires
Tomás Soares
Fernando Pires
Com cerca de 8 anos conheceu Júlia e Aníbal, a sua família de acolhimento que acabou por adoptá-lo algum tempo mais tarde. No início da história está no estrangeiro a estudar. Quando volta, a sua casa transforma-se num filme de terror: o seu tio é, agora, padrasto e os primos transformam-se em "irmãos". Com a teoria do caos instalada, não se coíbe de, finalmente, assumir a sua paixão por Vitória. Com ela vai viver um intenso triângulo amoroso, disputando a sua atenção com Nuno. Em termos profissionais, vai gerir um pequeno negócio familiar com o preguiçoso Belmiro, mas acaba por tentar tirar algum proveito da situação porque, no fundo, nunca gostou do tio, agora padrasto... O seu grande amigo é Miguel, o tio, a quem recorre sempre que se quer aconselhar.
João Tempera
Vicente
João Tempera
Vive no prédio de Alice, mesmo em frente a Humberto Almeida. Tem uma fisionomia tipicamente espanhola, cabelo e pele morenos; é algo taciturno e de poucas falas e não dá confiança a ninguém, até porque está em Portugal apenas com o objectivo de levar a bom porto um ataque terrorista sobre o Primeiro-Ministro Espanhol, que vem ao nosso país em visita. Como tal, depois de mostrar a sua lealdade à causa e de fazer o que tem a fazer, desaparece. Mas não sem antes aterrorizar a vida dos outros moradores do prédio.
Frederico Barata
Alex Vieira
Frederico Barata
É um dos operadores de câmara da produtora. Apaixonado por Rita, é um tipo simpático, disponível mas consciente dos seus direitos e um elevado sentido de justiça. A relação de ambos sofrerá uma ruptura quando ela assumir o que sente por Nuno. Farto de ser o confidente e ombro amigo da assistente de produção, mas sempre trocado por outros homens, Alex mostrará que até os "bons rapazes" têm um lado negro. Se a sua vida amorosa, neste ponto da história já não corre bem, pior ficará quando Danilo o envolver num dos seus esquemas para tentar manter o disfarce de gay!

Canal TVI Secret Story é o canal mais visto no Meo

O canal TVI Secret Story é actualmente o mais visto no Meo desde o seu lançamento a 5 de Outubro, a par dos três canais generalistas RTP, SIC e TVI, anunciou este domingo a Portugal Telecom, detentora da marca Meo. 

O canal, lançado pelo Meo em parceria com a TVI, tem, segundo a PT, "uma forte componente interactiva, através do qual os clientes Meo podem acompanhar, em directo e em exclusivo, tudo o que se passa na casa durante todo o dia" apenas com o comando na mão.
A PT refere ainda que, premindo o botão vermelho do comando, "os clientes poderão escolher a câmara pretendida e ainda aceder a um universo de conteúdos adicionais sobre o 'reality show'. Esta aplicação, diz a empresa, "tem sido um sucesso com cerca de 2,5 milhões de visitas desde o seu lançamento".
A aplicação, desenvolvida pela PT Inovação, disponibiliza "uma nova experiência televisiva, mais interactiva e dinâmica, com mais novos conteúdos e informações à medida que o próprio programa avança no tempo".

Tony Carreira partilha recordações com Goucha

Tony Carreira partilha recordações com Goucha 
 


O cantor revela que só aos 11 anos é que comeu um  bife de vaca e fala da sua infância humilde na aldeia de Armadouro
Tony Carreira voltou à escola onde fez o ensino primário em Armadouro, uma aldeia do concelho da Pampilhosa da Serra, para um "desfiar de recordações" durante a conversa com Manuel Luís Goucha, no programa De Homem para Homem, que hoje vai para o ar às 21.00, no TVI 24. "A ideia foi dele. A escola está desactivada. Bonita por fora, mas estragada por dentro", conta o comunicador ao DN.
O cantor recorda "a sua professora que o colocava frequentemente de castigo por causa das traquinices que fazia, que o mandava muitas vezes ao quadro e que foi a primeira pessoa da aldeia a ter uma televisão e, por isso, convidou a turma inteira para ir a sua casa assistir às celebrações do 13 de Maio", revela Manuel Luís Goucha.
Na sala de aula, junto ao quadro de ardósia, o campeão de vendas de discos em Portugal conta que durante o Inverno tinham "um candeeiro para iluminar a sala durante a manhã". Sentado numa velha carteira diz que "foi a ouvir Amália a cantar o fado A Lágrima que decidiu ser cantor".
Goucha realça que Tony Carreira não renega o seu passado. "Pelo contrário, nota-se que tem orgulho. Até me disse: 'Comi o primeiro bife de vaca aos 11 anos. Se calhar, era um bife da treta, só que até hoje não encontrei um bife tão saboroso como aquele.'" O episódio aconteceu quando os pais do cantor, que na altura já eram emigrantes em França, vieram passar férias a Portugal. "O Tony Carreira estava com a avó Glória, em Armadouro."
O comunicador da TVI e TVI 24 diz que o intérprete de Sonho de Menino fala com grande emoção do avô António. "Marcou a sua infância porque tinham uma relação muito forte. Ele costuma dizer: 'Dava dez anos da minha vida para ter o meu avô.'"
Manuel Luís Goucha revela que a escola primária pode vir a tornar-se na Casa-Museu Tony Carreira, embora o cantor prefira que seja uma "casa de actividade". O encontro em De Homem para Homem permitiu ainda a Manuel Luís Goucha apresentar um pedido de desculpas ao cantor. "Há 15 anos desvalorizei o percurso dele."
Para lá das adversidades da vida, Tony Carreira conseguiu erguer-se, tornando-se um homem de sucessos e um dos artistas nacionais mais acarinhados pelo público em Portugal e no estrangeiro.
Aos 46 anos é casado e pai de três filhos: Mickael, de 24 anos, David, de 18, e Sara, de dez. Mickael estreou-se na música pela mão do pai e é hoje um artista de grande sucesso. O irmão, David, é modelo e actor e integrou recentemente o elenco de Morangos com Açúcar. Homem de causas e afectos, declarou várias vezes que a mulher, Fernanda, e os filhos são a sua maior riqueza.
Fruto do seu trabalho e de uma carreira sólida, Tony Carreira vive hoje uma vida de luxo. Em Maio, o cantor comprou um potente automóvel, um Bentley Continental GT, com um valor aproximado de 260 mil euros.

Autores revelam truques para prolongar as novelas

Autores revelam truques para prolongar as novelas
Boas audiências ditaram que  'Espírito Indomável', da TVI, tivesse mais 40 capítulos
Todas as tramas da TVI são pensadas e escritas para encaixarem em 120 episódios, mas há mais de dez anos que acabam por nunca caber nesta medida. Umas novelas crescem mais, outras menos, mas todos os autores e actores sabem que vão ter de fazer um esforço extra para que o final chegue e que seja feliz. "Todas começam com 120 episódios, passando depois aos 160, consoante as encomendas", explica ao DN o director de Programas, André Cerqueira.
Espírito Indomável, a história da noite que conta com Diogo Amaral e Vera Kolodzig nos principais papéis, acabou de ser brindada com um aumento de 40 capítulos e a autora, Sandra Santos, já sabe como vai fazer este milagre da multiplicação dos enredos, sem, de preferência, perder audiências e alterar o fim da história que estava inicialmente pensado. "Estamos habituados a tornar as histórias ainda maiores, e quando isso acontece ficamos contentes porque quer dizer que os resultados justificam", explica. O truque reside, precisamente, em apostar nos actores que têm menos destaque na trama. De acordo com esta argumentista, que acabou de ganhar mais mês e meio de trabalho intenso, há "sorte" neste processo porque "há sempre muitas personagens e, com elas, muito material".
Sandra Santos recusa a palavra "alongamento" porque isso "implica que a história pare". E o enredo tem de continuar a manter aceso o interesse do auditório.
No entanto, qualquer alteração à história, decorrente de uma encomenda que pode ir dos 20 aos 60 episódios, e às vezes até aos 100, está sujeita ao olhar criterioso da Direcção de Programas do canal. "Fazemos um acompanhamento da história, há um departamento de controlo de qualidade quer na TVI, quer na Plural [produtora] para isso", explica André Cerqueira. Jura até que nenhum pedido apanha de surpresa os argumentistas. "Eles já estão preparados para as variações, sabem que as novelas são histórias abertas", avisa.
Até hoje, a novela que mais cresceu teve direito a estar dois anos no ar. Anjo Selvagem, com Paula Neves e José Carlos Pereira, contou 410 capítulos, ou seja, quase quadruplicou o tamanho original.
Rui Vilhena, autor que acabou de estrear a novela Sedução, que marca o regresso de Fernanda Serrano ao ecrã, tem sempre uma "carta na manga", seja ou não um prolongamento para a sua história. "Quando estamos a escrever a sinopse, numa fase inicial, já estamos a pensar o que poderemos ter", explica o argumentista, que enumera exemplos: "Escolho um personagem e crio novas ligações, que mexem com todo o elenco e acabam por o desestruturar. Em Ninguém como Tu, era o verdadeiro pai de um filho adoptivo. Em Tempo de Viver, era uma nova revelação que tinha que ver com os protagonistas. Para esta nova novela também já tenho uma ideia, mas não vou revelar", afirma, garantindo que o fim da história é a única grande certeza definida à partida.
Mas há outros factores que ditam a mudança de argumentos nas novelas. A actriz Margarida Marinho ficou grávida, aos 45 anos, enquanto rodava A Outra. Tozé Martinho conta como mudou o rumo da novela da TVI: "A gravidez era de risco e tive de encontrar uma solução radical. A personagem morreu e tive de voltar atrás na história para ir buscar outra personagem, criando uma reaparição", revela. "Muitas das vezes, a solução está em voltar atrás para relançar uma história que não foi desenvolvida", diz.

Audiençias de Sabado

Devido à mudança da hora que teve lugar de sábado para domingo, as audiências de sábado, 30 de Outubro, apenas serão enviadas pela Marktest durante o dia de segunda, 1 de Novembro.

Jornal Nacional começa a subir ( TVI nos 28%)

As audiências de quinta-feira, 28 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

As audiências de cabo de quinta-feira, 28 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

Resumo:
TVI 28,3 (+0,1) - programa mais visto: Secret Story (15,6 / 37,4 / 1,475,604)
RTP-1 24,6 (+0,4) - programa mais visto: Telejornal (10,8 / 28,3 / 1,021,572)
SIC 23,2 (-0,5) - programa mais visto: Jornal da Noite (11,0 / 28,0 / 1,040,490)
Cabo 19,8 (+0,3) - canal generalista mais visto: TVI (24,2 / 153,900); canal temático mais visto: SIC Notícias (4,1 / 26,300)
RTP-2 4,2 (-0,3) - programa mais visto: Hoje (1,9 / 4,8 / 179,721)

'Sedução' teve uma das piores estreias da TVI

'Sedução' teve uma das piores estreias da TVI 
 
O primeiro episódio da novela Sedução, transmitido segunda-feira pela TVI, ficou em 19.º lugar na lista das estreias das 23 novelas que a estação emitiu em horário nobre nos últimos cinco anos.
A estreia da novela protagonizada por Fernanda Serrano e Nuno Homem de Sá registou 1,3 milhões de espectadores (14,4%) e foi o programa mais visto do dia, mas, de acordo com os dados da Marktest compilados para o DN, obteve um dos mais fracos resultados dos últimos anos.
A lista de estreias é liderada por Deixa Que Te Leve, que arrancou a 11 de Maio de 2009, com quase 2,2 milhões de espectadores, seguida de A Outra (24 de Março de 2008), com cerca de dois milhões de portugueses. Em terceiro lugar, a fechar o pódio, ficou Ilha dos Amores, cujo primeiro episódio foi visto a 26 de Março de 2007 e que registou perto de 1,9 milhões de espectadores.
Como curiosidade refira-se que Espírito Indomável, que é agora a novela mais bem-sucedida da TVI, teve também uma estreia modesta, a 30 de Maio deste ano. Aliás, ainda mais modesta do que Sedução, tendo sido o arranque com menos público desde Tu e Eu, em 2006. De onde se prova que muito mais importante do que o primeiro episódio de uma história é a forma como a trama é capaz de se desenvolver e prender a atenção do espectador.

TVI em 1° com novelas a subir

As audiências de quarta-feira, 27 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

As audiências de cabo de quarta-feira, 27 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

Resumo:
TVI 28,2 (-0,3) - programa mais visto: Sedução (14,4 / 38,1 / 1,362,096)
RTP-1 24,2 (-2,0) - programa mais visto: Telejornal (11,5 / 29,3 / 1,087,785)
SIC 23,7 (+0,2) - programa mais visto: Condenados (11,0 / 28,4 / 1,040,490)
Cabo 19,5 (+1,9) - canal generalista mais visto: TVI (25,6 / 164,300); canal temático mais visto: SIC Notícias (4,3 / 27,500)
RTP-2 4,5 (+0,3) - programa mais visto: Zig Zag (2,7 / 6,9 / 255,393)

Melhor telejornal do mundo é emitido no TF1

Melhor telejornal do mundo é emitido no TF1


Media Tenor Global TV Awards são entregues hoje em Zurique. Portugal ignorado.
O instituto académico Media Tenor Internacional colocou o noticiário Le Journal, exibido no canal francês TF1, no topo da lista dos melhores programas informativos do mundo.
A eleição foi feita depois de analisados os principais programas informativos dos canais televisivos de 15 países de todo o mundo, numa lista em que Portugal não consta, o que para Judite Sousa, que durante mais de uma década e meia apresentou o Telejornal da RTP, mais não é do que "o reflexo da posição portuguesa no mundo" (ver texto secundário).
No concurso deste ano, cujos prémios serão entregues hoje à noite em Zurique, o telejornal francês conseguiu destronar o Telediario Segunda Edición - primeiro classificado em 2009 - exibido na TVE e apresentado pela pivô espanhola Pepa Bueno.
O noticiário espanhol conseguiu liderar alguns dos 13 critérios analisados pelo Media Tenor International, mas este ano a pontuação alcançada não foi suficiente para suportar o primeiro lugar. Com uma escassa diferença pontual que o distanciou do telejornal gaulês, o Telediario Segunda Edición evidenciou-se pela diversidade de países e assuntos tratados e também pela quantidade de notícias protagonizadas por mulheres.
Ainda que este ano tenha sido subcampeão no que toca à qualidade informativa, a imprensa espanhola destaca a honra de um noticiário do seu país voltar a constar do topo da lista dos 29 melhores programas informativos do mundo, à frente do telejornal suíço Tagesschau (SF1), do alemão Heute Journal (ZDF) e do britânico World Service (BBC).
Na lista constam ainda informativos de canais como a ABC, Al Jazeera, CBS, CNN, Fox, Rai e RTL, entre outras. Ao todo foram 15 os países do mundo que tiveram os seus programas noticiosos sob avaliação. Eles foram Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Suíça, Espanha, França, Egipto, China, Turquia, África do Sul, Líbano, Catar, Dubai e Emirados Árabes Unidos.
Em entrevista ao site espanhol 20minutos.es, a jornalista Pepa Bueno - que apresenta e dirige o Telediario Segunda Edición - garantiu que continua orgulhosa do seu trabalho e de toda a equipa, ainda que tenham descido um lugar no ranking. "Estamos muito felizes. O ano passado recebemos a medalha de ouro, este ano vamos receber a medalha de prata. Mas continuamos no pódio." A jornalista chegou ao prime time da televisão pública espanhola depois de apresentar o matinal Los Desayunos da TVE até 2009.

Novela à tarde é "experiência"

Novela à tarde é "experiência"


O primeiro dia de exibição de Espírito Indomável antes do Jornal Nacional correu mal à TVI. De acordo com os dados da Martktest, a novela protagonizada por Vera Kolodzig e que é líder à noite, não foi além de 23,6% de share às 19.30, ficando atrás da novela brasileira da SIC Caras e Bocas (28,2%) e do concurso da RTP O Preço Certo (31,3%).
Contactado pelo DN, o director de programas da TVI não reconhece publicamente o falhanço da aposta. André Cerqueira prefere sublinhar que"sendo líder", a estação "tem de procurar inovar, fazer novas experiências, testar novos públicos". "Isto que agora fizemos não é inédito na TVI e é apenas uma forma de testarmos como os públicos reagem a determinados produtos", disse ao DN. Cerqueira não esclareceu se a exibição da novela à tarde é definitiva, mas assim deverá continuar até ao fim da semana.

TVI mal no horario da tarde e a descer no horario nobre

As audiências de terça-feira, 26 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

As audiências de cabo de terça-feira, 26 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

Resumo:
TVI 28,5 (+0,8) - programa mais visto: Secret Story (12,6 / 33,2 / 1,191,834)
RTP-1 26,2 (+0,4) - programa mais visto: Telejornal (13,0 / 34,2 / 1,229,670)
SIC 23,5 (+0,9) - programa mais visto: Jornal da Noite (10,6 / 27,7 / 1,002,654)
Cabo 17,6 (-0,8) - canal generalista mais visto: TVI (25,2 / 163,600); canal temático mais visto: SIC Notícias (3,5 / 23,600)
RTP-2 4,2 (-0,3) - programa mais visto: Zig Zag (2,0 / 5,2 / 189,180)

TVI Secret Story bate RTPN e TVI24

O canal criado pela TVI para transmitir o reality show ‘Casa dos Segredos’ está a ser um sucesso de audiências. O TVI Secret Story ficou na 11ª posição entre os mais vistos pelos espectadores de televisão paga na semana de 18 a 24 de Outubro. No total, neste período, teve uma audiência média de 12 100 espectadores e um share de 1,7%. 

O canal perdeu apenas para as estações generalistas (TVI, RTP 1, SIC e RTP 2), para a SIC Notícias e para canais como o AXN, o Hollywood, o Panda, o RTP Memória e o Fox. No entanto, ganhou à RTPN, à Sport TV, à SIC Mulher e à Fox Life. Além disso, bateu o outro canal temático do grupo, a TVI24, que esta semana não surge no ‘top' dos 15 mais vistos.
Um resultado muito positivo para o TVI Secret Story, que apenas é transmitido pelo Meo, o operador da Portugal Telecom, que conta com cerca de 700 mil clientes, o que significa aproximadamente 26,5% do total de pessoas com televisão paga em Portugal.
"O sucesso do TVI Secret Story é a prova de que os conteúdos produzidos pelos canais de televisão não se esgotam apenas na sua versão tradicional", diz fonte oficial da PT ao CM, que acrescenta que este canal permite "disponibilizar novos conteúdos à medida que o próprio programa se vai desenvolvendo".
Em alguns períodos, o TVI Secret Story conseguiu ficar mesmo entre os cinco temáticos mais vistos. É o que acontece entre as 09h00 e as 12h00 (quinto lugar com uma audiência média de 6100 espectadores), das 18h00 às 20h00 (terceiro mais visto com uma média de 25 500 espectadores) e entre as 22h30 e as 02h30 (quinto com 21 900 espectadores de média).

TVI com dificuldade as segundas

As audiências de segunda-feira, 25 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

As audiências de cabo de segunda-feira, 25 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

Resumo:
TVI 27,7 (-2,1) - programa mais visto: Sedução (14,4 / 36,5 / 1,362,096)
RTP-1 25,8 (+5,6) - programa mais visto: Vidas Contadas (12,6 / 30,6 / 1,191,834)
SIC 22,6 (-1,7) - programa mais visto: Jornal da Noite (10,7 / 27,1 / 1,012,113)
Cabo 19,4 (-2,5) - canal generalista mais visto: TVI (23,0 / 153,600); canal temático mais visto: SIC Notícias (4,8 / 32,300)
RTP-2 4,5 (+0,7) - programa mais visto: Desafio Diário (1,9 / 4,8 / 179,721)

Faltam 2 horas

Hoje em Sedução

 Vicente prepara uma bomba

No cemitério, num ambiente pesado, Júlia visita a campa do marido sem demonstrar qualquer tipo de sentimento.
À frente do prédio da família Soares, um carro está parado e alguém observa Vitória e Nuno. Nuno beija-a apaixonado e diz-lhe para irem para Londres, mas Vitória responde que está bem melhor em Portugal e volta para dentro do prédio.
Numa outra casa, alguém vê um noticiário, no qual o pivô anuncia a visita do Primeiro-Ministro espanhol a Portugal. Pouco tempo depois, Vicente, numa casa desprovida de qualquer alma, está a fabricar uma bomba caseira. O espanhol vai ao seu quarto e regressa com um bilhete para um jogo de futebol na mão.
Aproxima-se a hora do grande jogo e o corrupio à volta do estádio é cada vez maior. Carmo, Rita e Alex chegam ao estádio e preparam o material de reportagem. Vicente chega e escolhe um cachecol. Aparecem também Almeida e Belmiro, que vão assistir ao jogo.
Rita e Alex ficam furiosos quando chegam aos balneários, prontos para fazer a entrevista a Adriano, o capitão da equipa, mas devido ao seu atraso já não a podem fazer.
Carmo, que tinha ido estacionar a carrinha, chega junto dos colegas completamente esbaforida e recebe duas péssimas notícias: que já não tiveram tempo de fazer a reportagem antes do jogo, e que Alex se esqueceu das cassetes. Carmo e Alex decidem ir buscar as cassetes enquanto Rita aguarda e de repente vê Adriano a coxear, que lhe diz que, ou ela faz a entrevista no momento ou já não faz, visto ele estar lesionado.
Júlia chega a casa e diz a Miguel que no dia seguinte tem que a levar ao aeroporto, e que não se pode atrasar porque só há um voo para Roma.
Alice telefona a Belmiro, tentando saber onde está o marido e pergunta-lhe como vão arranjar dinheiro para pagar a renda. Entretanto Tiago, o filho mais velho, aparece e pede à mãe que lhe cosa um botão. Tiago, Vitória e Alice comentam entre eles o que possa ter acontecido para que Belmiro não falasse ao irmão, nem tenha ido ao seu funeral e mesmo agora, não fale com a cunhada.
Vicente assiste ao jogo de futebol quando um homem vai descendo as escadas com uma mochila na mão e a pousa ao lado dele. O espanhol levanta-se e vai-se embora, levando ele a mochila. Quando chega a casa, coloca um relógio em cima da bancada e dá início a uma contagem decrescente.
Almeida encontra Vicente no prédio e pergunta-lhe se gostou do jogo, mas o espanhol diz-lhe que não viu jogo nenhum e que o vizinho deve estar a fazer confusão. Almeida fica muito intrigado.
Tiago conversa com Vitória sobre as dificuldades financeiras que os pais têm e diz à irmã que vai ser ele a escrever o seu caminho e a decidir como fazer as coisas e que se a irmã se preocupa tanto, se calhar deveria fazer algo para mudar. Vitória decide telefonar a Nuno, o namorado, e pedir-lhe que vá com ela a casa de Júlia e apesar de apanhar a tia mesmo de saída, pede-lhe para conversar com ela num instante.
Tiago, tentando lutar pela sua vida, apresenta-se na produtora onde trabalha Carmo e tenta ter uma entrevista com ela, mas com a azáfama da estreia do programa de José Carlos não consegue e decide esperar.
Vitória diz à tia que os pais não têm dinheiro para pagar a renda e pergunta se há possibilidade de pagarem mais tarde. Júlia, aproveitando a situação, diz que a família não devia complicar, mas sim aproveitar o facto de ela ser senhoria. Vitória comenta que, desde que todos se zangaram, Belmiro não admite falhas. Júlia aproveita para sondar a sobrinha, tentando saber se a família sabe o que se passou.
Miguel conversa com Tomás através do skype e avisa-o de que a mãe se prepara para viajar para Roma para o ir buscar, porém o jovem diz logo que a mãe vai viajar em vão e que só voltaria se fosse Vitória a ir buscá-lo. Tio e sobrinho continuam a conversar, até que Tomás repara em Vitória, que vai a sair do escritório e começa a chamá-la, pedindo para falar com ela, mas Vitória recusa-se e vai-se embora. Júlia depois pede a Miguel para ser ele a ir a Roma.

Sedução a História

 
 Sedução
"Sedução" é o retrato da enorme dimensão da vida de uma mulher: do seu trabalho à sua família, das suas paixões às suas mágoas.
 
 
 
Esta é uma novela cuja história foi pensada no sentido de resgatar as grandes histórias das "Mulheres Coragem". As mães que tudo fazem pelos filhos, as mulheres pobres que vencem na vida, o triunfo de valores como a dedicação e o sacrifício, a força do poder matriarcal. "Sedução" é o retrato da enorme dimensão da vida de uma mulher: do seu trabalho à sua família, das suas paixões às suas mágoas. Alice é uma mãe de família, trabalhadora e dedicada, que tudo faz para dar conforto e estabilidade ao marido e aos filhos. Apesar dos seus esforços e sacrifícios, a família nunca está satisfeita, exigindo mais e mais a Alice que luta contra a frustração diária que isso lhe provoca. Involuntariamente, ela assiste ao envolvimento do marido num crime e para não o denunciar à polícia acaba por desaparecer sem deixar rasto. Quando regressa, procura a família a fim de recuperar a sua vida, mas encontra o marido casado com a cunhada e o total desprezo dos filhos. Rejeitada pelo homem da sua vida e com o seu amor de mãe ferido, Alice entrega-se ao trabalho e constrói um negócio de sucesso tornando-se uma mulher rica. É nesse momento que se vê confrontada com um extraordinário dilema moral: o que fazer, agora, ao marido e filhos que, por puro interesse, se querem voltar a aproximar dela? Perdoá-los e recebê-los de
braços abertos? Ou seguir com a sua vida, como eles fizeram com as deles, sem nunca olhar para trás?
 

Audiençias de Domigo "Continuação"

As audiências de domingo, 24 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

As audiências de cabo de domingo, 24 de Outubro de 2010, podem ser consultadas aqui.

Resumo:
TVI 29,8 (-0,6) - programa mais visto: Secret Story (14,0 / 43,6 / 1,324,260)
SIC 24,3 (+2,1) - programa mais visto: Grande Reportagem (13,6 / 33,3 / 1,286,424)
Cabo 21,9 (+0,1) - canal generalista mais visto: TVI (26,2 / 213,600); canal temático mais visto: SIC Notícias (4,1 / 33,600)
RTP-1 20,2 (-0,1) - programa mais visto: Telejornal (10,3 / 28,0 / 974,277)
RTP-2 3,8 (-1,5) - programa mais visto: documentário Monica e David (2,0 / 5,0 / 189,180) 

Sedução " Quem é Quem"


Daniel Melo
Adriano
Daniel Melo

Margarida Vila-Nova
Vitória Mendes Soares
Margarida Vila-Nova
É a irmã do meio, está entre a ambição de Tiago e a simplicidade de Ana. Só quer ser feliz, mas isso não significa contentar-se com pouco. No início da história, trabalha numa livraria e namora com Nuno, um rapaz simples e trabalhador, mas acomodado e sem grandes objectivos. Apesar de apaixonada, a falta de ambição dele incomoda-a. Vitória não é gananciosa, mas deseja mais da vida e, definitivamente, não quer ficar como a mãe, uma dona de casa, que desistiu dos sonhos para se dedicar aos filhos e conta tostões no final do mês. O regresso de Tomás, filho adoptivo da sua tia Júlia, com quem teve um flirt quando era mais nova, vai complicar a sua vida de vez. Tomás é rico, completamente apaixonado por ela e a verdade é que ele não lhe é indiferente. A família opõe-se e não quer que ela namore com o primo. Vitória sente que ao lado de Tomás pode ser alguém... mas por outro lado, Nuno existe e ela ainda o ama. É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo? Como escolher? Como saber o que será melhor? Quem a fará mais feliz? Esta história vai ter muitos avanços e recuos, mas será que no meio de tanta indecisão, Vitória não se arrisca a perder os dois? Vitória também vai enfrentar sérios problemas de auto-estima: é obcecada pelo corpo, não de uma maneira fútil, mas de uma forma doentia. A sua relação com o espelho condiciona a sua vida: não come de tudo e tenta fazer exercício o mais possível. Depois do desaparecimento de Alice, Vitória não vai conseguir perdoá-la; a relação com o pai é distante e, apesar de não concordar com algumas atitudes do irmão, é com Tiago com quem tem uma relação mais próxima, acabando mesmo, por compactuar com alguns dos esquemas dele. Muitas vezes aquilo em que acredita - os seus valores - e aquilo que quer - as suas ambições - vão entrar em conflito. No final, o que será mais forte?
Maria João Luís
Alice Mendes Soares
Maria João Luís
Toda a sua vida foi mãe, esposa e empregada de alguém. Nunca teve tempo para ser ela própria, nem para se dedicar aos seus sonhos. Os seus únicos momentos de prazer são quando uma das vizinhas a chama para lhe fazer um penteado. No fundo, sempre quis ser cabeleireira, mas as escolhas que fez afastaram-na desse caminho. O seu marido, Belmiro, é agente imobiliário e com três filhos exigentes, não é fácil ter que esperar pela comissão da venda das casas. Alice tem consciência de que os filhos têm vergonha dela, por não ser uma pessoa muito instruída e sofisticada, mas tem a certeza de que é uma boa mãe. Tudo vai começar a mudar quando Belmiro, cansado de viver com o dinheiro contado, se envolve num assalto com um vizinho que Alice, acidentalmente, acaba por testemunhar. Ameaçada por Vicente, o vizinho, ela é obrigada a desaparecer, como forma de salvar a vida dos filhos. Regressa tempos depois, encontrando Belmiro ¿casado¿ com a sua cunhada, Júlia, e os seus filhos, felizes, a viverem com eles e com a fortuna dela. Mas, quando tudo parece perdido, Mário surge na sua vida com a notícia de uma herança que lhe vai permitir abrir o seu cabeleireiro de sonho. E é também assim que surge algo de inédito na sua vida: dois homens a lutarem pelo seu amor.
Sara Butler
Ana Mendes Soares
Sara Butler
É adolescente. Isso diz quase tudo: está na "idade do armário", consegue ser chata e irritante, carinhosa e meiga, tudo no espaço de uma hora. Vai apaixonar-se por Guilherme e, com medo de o perder, cede à pressão para ter relações sexuais com ele. Acaba por engravidar e, de um dia para o outro, vê a sua vida mudar: os planos, as ambições, as relações com a família¿ Longe da mãe e confrontada com uma reacção negativa do pai, Ana vê-se sozinha para enfrentar José Carlos Faria, o pai de Guilherme que não vê nela mais do que uma suburbana oportunista. Com apenas dezasseis anos, Ana vai ter de tomar uma decisão que a vai afectar para sempre: abortar ou ter o filho. Uma coisa é certa, qualquer decisão vai provocar conflitos e trazer frustrações.
Nuno Homem de Sá
Belmiro Soares
Nuno Homem de Sá
É um homem atraente e charmoso. Gosta de andar bem vestido, fazer exercício e é um bocado vaidoso. Casado com Alice, foi pai muito cedo e lembra-se muito bem do que eles passaram quando isso lhes aconteceu. Hoje, se calhar, a vida era outra... Este é pelo menos o discurso que vende aos outros porque, na verdade, nunca quis fazer nenhum e usou o nascimento inesperado de Tiago para justificar a sua passividade perante a vida. O problema é que as contas não se pagam sozinhas e na imobiliária há meses que não vende uma casa. Resultado: mete-se num assalto com o vizinho espanhol, a situação complica-se e acaba sem dinheiro e sem mulher. Mas como há males que vêm por bem¿ Júlia, a viúva do seu irmão, eternamente apaixonada por ele, aproveita-se do desaparecimento de Alice para tentar uma aproximação. Perante a sua insistência e sem saber do paradeiro da mulher, Belmiro acaba por ceder. O que ninguém sabe é que os dois escondem um segredo que envolve a morte do seu irmão e ex-marido de Júlia, Aníbal. Tomada a decisão de assumir uma relação com a cunhada, Belmiro muda-se de armas e bagagens para casa dela. Pelo menos até ao dia em que Alice volta e vinga na vida. O problema é que Júlia não é mulher para aceitar derrotas: e não só abre um negócio imobiliário para Belmiro, como fará de tudo para destruir o cabeleireiro de Alice.
Sofia Grillo
Carmo Sampaio
Sofia Grillo
É produtora executiva do programa do difícil José Carlos Faria. Absolutamente empenhada e dedicada ao trabalho, Carmo é uma mulher solteira, sem família, profundamente ligada às amigas de escola, Flor e Ester, com quem tem uma relação de grande cumplicidade e dependência afectiva. Com Ester, Carmo partilha mais do que amizade, uma vez que no passado manteve uma relação com o seu marido, Rui. O namoro de ambos terminou quando ela decidiu ir estudar para Londres. Rui ficou e acabou por casar com Ester, mas o que nenhum sabe é que Carmo nunca o esqueceu. Este triângulo terá um desenlace após o acidente que envolve a família de Ester e que acaba com o casamento desta com Rui. É, nessa altura, que Carmo verá o seu amor ter uma segunda e derradeira oportunidade. O que ela não espera é que Rui, para ficar ao seu lado, lhe faça uma exigência que mudará por completo o seu estilo de vida. Será Carmo capaz de mudar por força do amor?
Paulo Rocha
Danilo Mascarenhas
Paulo Rocha
Na nossa sociedade ser cabeleireiro é sinónimo de ser gay. Danilo é cabeleireiro, logo é gay... Ele não se preocupa nem a desmentir, nem a confirmar. O preconceito não só não o incomoda, como lhe permite tirar algum proveito. Passar por homossexual é uma arma certeira para se aproximar de mulheres casadas e o álibi perfeito para afastar maridos ciumentos. Por isso, ele exagera nos tiques e na maneira extravagante de vestir... mas se a indefinição sexual lhe dá jeito enquanto ele só quer ter relações ocasionais, tudo vai mudar quando se apaixonar de verdade. Vários problemas se vão colocar: assumir ou não a verdadeira sexualidade? Como convencê-la de que não é gay? Esta revelação pode ter várias consequências, nomeadamente para as mulheres casadas com quem se envolveu no passado. Para complicar ainda mais, no decorrer da história, Danilo conhece Ruben, um "verdadeiro" gay, que se apaixona perdidamente por ele, mas quando descobre que não é correspondido vai fazer de tudo para o desmascarar.
Leonor Biscaia
Diana Silva
Leonor Biscaia
É uma rapariga normal, mas por mais que tenha os mesmos desejos e interesses que qualquer miúda da idade dela, a verdade é que não pode fazer tudo o que as outras fazem. Ser hermafrodita condiciona a sua vida a vários níveis: não tem namorado porque tem vergonha da sua condição e teme a intimidade. Tem tanto medo que alguém descubra, que, entre outras coisas, recusa tomar banho na escola e passar a noite na casa de uma amiga. O seu maior sonho é fazer uma operação que a torne 100% mulher. E o seu maior pesadelo vai ser quando descobrir o mistério que Irene lhe escondeu durante anos.
Maria João Bastos
Ester Vasconcelos
Maria João Bastos
É jornalista/escritora, tem uma coluna de opinião num jornal diário e reparte-se em inúmeras actividades relacionadas com a escrita, sendo autora de vários livros de sucesso. Pressionada pela falta de tempo, e especialmente pela pouca atenção que dedica ao marido, Rui, e ao filho, Martim, Ester é acusada de ser uma mulher de carreira, demasiado concentrada na profissão e pouco na família. Tudo piora quando decide aceitar o lugar de apresentadora do programa de entrevistas, anteriormente ocupado por José Carlos Faria. No desenrolar da trama, um acidente muda por completo a vida de Ester. A partir daí o seu mundo desmorona-se: o casamento chega ao fim, a relação com Flor, uma das suas melhores amigas, nunca mais será a mesma e com Carmo, a outra das suas confidentes, será completamente posta em causa. Isto porque Rui, o marido, após o divórcio, reatará com Carmo, a sua primeira namorada, uma relação amorosa.
São José Correia
Flor Pires
São José Correia
Flor tem tudo para ser uma mulher bem sucedida na vida: bonita, inteligente, frontal, leal e generosa. A sua maior contradição é a incapacidade para lidar com os seus problemas quando tem as mais sensatas opiniões sobre a vida dos outros. Flor está desempregada e prossegue a vida inventando rotinas e escondendo de todos a situação em que se encontra e as dificuldades por que passa. Empurrada pelas circunstâncias e pelas amigas, Ester e Carmo, acaba por lidar com a situação com dignidade conquistando o respeito de todos. A sua vida profissional como advogada tem um novo fôlego quando é contratada para trabalhar com Alice, uma amiga de longa data dos pais de Flor, no seu cabeleireiro. A sua grande paixão será Samuel, o realizador da Vídeo 5. Porém, ambos ver-se-ão envolvidos no acidente que acontece na família de Ester e acabarão por ser confrontados com verdades chocantes que os levarão a questionar os próprios sentimentos.
Maria Ladeira
Francisca
Maria Ladeira
Luís Simões
Guilherme Faria
Luís Simões
Dizem que os filhos fazem das vidas dos pais um Inferno mas, no seu caso, é o contrário. Pelo menos, Guilherme considera que José Carlos e Mafalda é que agem como crianças, querem comprar tudo o que vêem, gastam tudo o que o pai ganha e, apesar disso, nunca estão satisfeitos. Não é à toa que a sua meia-irmã, Laura, se pôs a milhas de casa: como é que se aguenta como pai alguém que nunca despe o fato da diva egocêntrica?! A sua relação com Laura será mais próxima quando Guilherme engravidar a namorada e se vir sozinho para enfrentar os dramas e consequências deste facto.
Afonso Lagarto
Gustavo
Afonso Lagarto
Ruy de Carvalho
Humberto Almeida
Ruy de Carvalho
Foi um grande jogador de futebol. Era conhecido como o Almeida. Jogava como central no Belenenses e até o Eusébio tinha dificuldade em passar por si a caminho da baliza. Chegou a ganhar uma Taça de Portugal. Bons tempos... No início da história está viúvo, esquecido pela família, pelos adeptos, pelo clube. Pensa que, se naquela época ganhassem metade do que os futebolistas ganham hoje em dia a jogar à bola, não tinha de passar a reforma num prédio no Montijo. Tem as suas economias, bem guardadas e escondidas, porque nunca se sabe o dia de amanhã. Tem um sobrinho e uma sobrinha que vivem no estrangeiro. Mário ainda lhe liga de vez em quando, mas de Sofia não sabe nada há anos. A única pessoa que ainda lhe dá atenção é a vizinha Alice, que lhe limpa a casa e faz a comida. Mas um estranho incidente vai alterar a vida de todos os que o rodeiam. E não para melhor.
Mafalda Luís de Castro
Inês Dias
Mafalda Luís de Castro
É auxiliar de cabeleireiro. Não tem medo de trabalhar, lava cabeças, varre o chão e serve cafés, mas é desastrada e atrapalhada o que lhe vai trazer alguns problemas. No decorrer da história, vai cruzar-se com duas pessoas que vão mudar a sua vida: Alice e Tiago. Está longe de imaginar que são mãe e filho. Com Tiago vai viver uma grande história de amor. Mas vai desiludir-se e ter vários conflitos quando descobrir a verdadeira natureza dele. Com Alice vai desenvolver uma relação de mãe e filha. Alice vai ser sua mentora e vai ajudá-la, chegando mesmo a acolhê-la na sua casa. A proximidade de Inês e de Alice vai provocar ciúmes a Ana e Vitória e gerar muitos conflitos com Tiago. Mas quem sabe, não será Inês o motor da reaproximação da família.
Rita Salema
Irene Santos
Rita Salema
É empregada doméstica de Ester, Carmo e Flor. Nem sempre é fácil estar entre as amigas e tudo se complica quando Ester e Carmo se zangam. Para além de lhes limpar a casa, Irene ainda tem de responder a interrogatórios diários, uma vez que elas, mesmo chateadas, continuam a querer saber da vida uma da outra. Mas esse é, talvez, o menor dos problemas da vida dela... Irene vive com a filha, Diana, uma adolescente problemática, que tem uma característica muito especial: é hermafrodita. Porém, ambas mantêm este facto em segredo, evitando a rejeição da sociedade e dos amigos de Diana. Mas os mistérios na vida de Irene não se ficam por aqui. Ela recebe dinheiro às escondidas de Mafalda, a mulher do famoso apresentador de televisão, José Carlos Faria. O problema vai ser, quando um dia, alguém descobrir o porquê.
João Perry
José Carlos Faria
João Perry
É uma espécie de Murphy Brown de calças. Quer dizer, é assim que ele se vê, mas os outros acham que só têm em comum o facto de serem alcoólicos em recuperação. De resto, ninguém acha que José Carlos é bem-humorado, simpático e, muito menos, um grande profissional. Pelo contrário, todos o acusam de ser como as "estrelas": irritadiço, irascível e demasiado exigente. Considera-se o pivot de entrevistas mais importante do país, apesar de as audiências do seu programa já não serem o que eram. Claro que o acusam de estar velho, acabado e desactualizado para justificar a queda dos números. Mas a seu ver o problema está na incompetência dos profissionais que estão à sua volta na Vídeo 5, em especial, a produtora - executiva Carmo. Para ajudar à festa, no decorrer da história, Laura, a sua filha mais velha, fruto do primeiro casamento, com quem cortou relações no passado, é contratada para o programa. Obviamente vai ser difícil manter estas relações e, mais cedo ou mais tarde, a sua vida sofre um volte face irreversível. As coisas vão ficar mesmo complicadas, especialmente quando perder o ordenado chorudo que sempre serviu para responder aos caprichos da mulher, às vontades da amante e aos problemas do filho, Guilherme.
Fernanda Serrano
Júlia Soares
Fernanda Serrano
É a vilã da história. Uma mulher objectiva e pragmática que, talvez por isso tenha casado com Aníbal, irmão de Belmiro, quando ainda era estagiária de Direito na empresa de empreendimentos imobiliários dele. Júlia é uma mulher inatingível. A sua personalidade fria e distante reflecte-se quer na forma como lida com o irmão Miguel, como na relação com o seu filho adoptivo, Tomás. O único que lhe desperta algum tipo de sentimento nobre é o cunhado Belmiro, por quem é profundamente apaixonada desde os tempos em que era casada com o seu irmão. Mantiveram um caso, nessa altura, que terminou por um motivo inesperado e que encerra um segredo que atormenta Júlia e que vai mantê-la ligada a Belmiro para sempre. Há quem no decorrer da trama comece a desenrolar este "novelo" e Júlia tudo fará para que a verdade não seja descoberta. No fundo, esta é a história da sua vida: lutar para contornar os obstáculos. E talvez, por isso, se tenha tornado uma pessoa perturbada e manipuladora ao ponto de fazer Alice acreditar serem grandes amigas quando, na verdade, vê nela a sua maior rival. No desaparecimento de Alice, Júlia vê a grande oportunidade da sua vida: reconquistar Belmiro e viver o amor que sente por ele. Acabam mesmo a morar juntos e Júlia a desempenhar o papel da madrasta perfeita. O que Tiago, Vitória e a Ana não sabem é que a sua verdadeira intenção é despejá-los de sua casa o mais rapidamente possível. Com o regresso de Alice, o mundo quase perfeito de Júlia, desaba. Ao perceber que Belmiro ainda se sente ligado à mãe dos filhos, Júlia tudo fará para destruir Alice e impedi-la de ser bem sucedida. É nesta altura da história que o seu amor por Belmiro se revelará tão doentio que a levará a cometer as maiores barbaridades. Sairá Júlia impune de tudo isto? Conseguirá ela acabar ao lado do homem que ama?
Paula Neves
Laura Nobre Faria
Paula Neves
Para si chama-se apenas Laura Nobre, porque o apelido Faria esqueceu-o no dia em que deixou de falar com o pai. Depois de cortar relações com ele a sua vida tornou-se bastante mais complicada... mas, mesmo assim, preza a sua independência, paga as suas contas e já saldou quase metade da hipoteca da casa. O seu sonho é ser realizadora mas, como não quer, de maneira nenhuma, usar o apelido do pai, terá um longo caminho a percorrer. Após ler o livro da escritora Ester Vasconcelos, tentará adaptá-lo para cinema, mas o objectivo não é fácil. Para pagar as contas é obrigada a aceitar um trabalho como câmara e, por ironia dos destinos, no programa do pai. Mas como esse trabalho não a satisfaz, paralelamente, investe demasiado no projecto de cinema que não corre como o esperado. Embora divida casa com o cabeleireiro Danilo, o que ele paga de renda não é suficiente para pagar o empréstimo ao banco e o ordenado de câmara não dá para cobrir as despesas todas. É aí que surge uma oportunidade inesperada e impensável de resolver todos os seus problemas e Laura terá de tomar uma das decisões mais polémicas do enredo.
Joana Figueira
Lurdes
Joana Figueira
Helena Isabel
Mafalda Silva Faria
Helena Isabel
Adora o seu marido e vive satisfeita enquanto José Carlos faz aquilo que é suposto: cuidar de si. O problema começa quando José Carlos se volta a entregar ao álcool, prejudicando fortemente a sua carreira e abrindo a porta a sérias dificuldades financeiras. Como é óbvio Mafalda não está à espera, aos cinquenta anos, de ter de ir trabalhar. Também não pensa pedir dinheiro emprestado a Júlia. Apesar de serem grandes amigas, Mafalda considera-a uma forreta da pior espécie e também não está disposta a revelar-lhe toda a verdade. A seu ver, entre as pessoas com quem se relaciona, "acabam-se os euros, acabam-se as amizades"! Mas o que a preocupa mais é faltar-lhe dinheiro para outra coisa. Aliás, para outra pessoa... Como toda a gente, Mafalda também esconde um grande segredo... em especial de José Carlos.
Cristiana Milhão
Marisa Dumont
Cristiana Milhão
É professora de ténis do clube administrado por Miguel. Vem de uma família de tenistas de renome, o seu avô chegou a jogar com o René Lacoste, famoso tenista, criador da marca de roupa com o mesmo nome. Marisa era uma promessa do ténis nacional, mas uma lesão afastou-a das competições. É a grande confidente de Miguel.
Francisco Fernandez
Martim Paredes
Francisco Fernandez
Ignorado pela mãe, resta-lhe a atenção do pai com quem mantém uma relação afectuosa e muito forte. Apesar das ausências constantes de Ester, Martim nutre por ela um carinho enorme e nunca alimenta as discussões que, muitas vezes, surgem por sua causa e pela falta de tempo de que a mãe dispõe para estar com ele. Com Rui estabelece uma forte cumplicidade, gosta das mesmas coisas que ele, desde andar de bicicleta a ouvir música. Vê em Flor, uma das grandes amigas da mãe, a tia que não tem.
Nuno Távora
Miguel Alves
Nuno Távora
É visto por muitos como "uma boa pessoa" e por alguns como "um autêntico totó". Considera-se bastante exigente com os outros, daí os conflitos com a irmã Júlia... Sobretudo quando ela, por vezes, ultrapassa os limites do aceitável e lhe esconde alguma coisa, o que o deixa preocupado. É do signo Touro, o que quer dizer que é muito amigo dos seus amigos e por eles faz o que for preciso. É administrador do clube de ténis que algumas personagens frequentam, mas nos tempos livres estuda a leitura das mãos. É uma espécie de hobby que acabará por revelar, antecipadamente, alguns pormenores da história de algumas personagens. A sua grande paixão é Raquel, a maquilhadora da produtora Vídeo 5, e a única que faz com que a sua bondade pareça estupidez, uma vez que nas mãos dela é um ingénuo. Esta história de amor irá revoltar o público, já que ele a ama e ela... o usa. Apesar de ser o marido com que todas as mulheres sonham, Raquel casa com Miguel por uma razão que ele só vai descobrir mais tarde e que explicará porque é que nunca será capaz de o fazer feliz.
Fernando Luís
Mário Almeida
Fernando Luís
Inicialmente, só vem a Portugal tratar de assuntos do tio. Essa é, pelo menos, a sua intenção. Mas depois de conhecer Alice tudo vai mudar. E até a sua carreira de sucesso nos Estados Unidos vai ficar em risco. Quando volta para Portugal vai ter de pôr em prática o pragmatismo americano, mesmo que isso choque com o estilo "deixa andar" dos portugueses típicos. No campo pessoal, conquistar Alice é que não vai ser tão fácil como pensava, mesmo depois de financiar o seu cabeleireiro, porque vai ter de disputar o seu amor com Belmiro, o ex-marido... Mário tem pena que ela não veja quem realmente é Belmiro, mas acredita que no final vai ser o eleito de Alice e será feliz ao lado dela.
Pedro Barroso
Nuno Baptista
Pedro Barroso
No início da história, é motorista do apresentador de televisão, José Carlos Faria, com quem tem uma relação conflituosa. Farto das humilhações diárias que a "diva da TV" o faz passar, decide despedir-se e emigrar para Londres com o amor da sua vida: Vitória. Mas o seu plano vai por água abaixo quando Tomás, eterno apaixonado de Vitória, regressa do estrangeiro. A partir desse dia, Nuno vai ter de lutar pelo amor daquela mulher: uma luta desleal, Tomás tem dinheiro, estatuto e pode dar-lhe tudo o que ela sonha. Nuno, se pudesse, dava-lhe o mundo, mas é uma pessoa sem grandes ambições e para além de amor e de uma vida simples, não tem mais nada para lhe oferecer. Para reconquistar Vitória, Nuno acaba por arranjar um emprego na produtora e alugar um quarto no mesmo prédio de Alice, a mãe de Vitória. Esta proximidade pode ser uma vantagem, mas também pode estragar tudo... No novo emprego, para além de um leque de oportunidades, Nuno conhece novas pessoas, nomeadamente, Rita com quem se vai envolver. Será que ela o vai conseguir fazer esquecer Vitória?
Bárbara Norton de Matos
Raquel Pinto
Bárbara Norton de Matos
Oficialmente é apenas maquilhadora do programa do José Carlos Faria mas, na verdade, é um bocadinho mais do que isso¿ é amante dele há já algum tempo. Aliás, se não fosse por isso, muito provavelmente, já tinha sido despedida. Aquilo que começou como uma aventura inconsciente transformou-se numa relação doentia de dependência. José Carlos depende da sua beleza e juventude, e Raquel já não vive sem aquilo que o dinheiro dele lhe proporciona e faz sentir. Gosta de bons restaurantes e hotéis de luxo, e não é com o ordenado de maquilhadora que vai jantar em bons restaurantes e dormir em hotéis de luxo. No decorrer da história, Mafalda, mulher de José Carlos, vai estar muito perto de os apanhar. Para além do escândalo que isso provocaria nos média, no caso de uma separação litigiosa, a mulher dele ficaria com metade de tudo. Para evitar o pior, e continuarem o seu caso, José Carlos encontra uma solução acima de qualquer suspeita: sugere que Raquel case com outro.
Sofia Ribeiro
Rita Martins
Sofia Ribeiro
É assistente de produção na Vídeo 5. Competente e profissional segura, em situações de caos na produtora, Rita consegue manter uma atitude consequente e executar com eficácia o seu trabalho. Irreverente e "sem papas na língua", Rita diz o que tem a dizer sem olhar a hierarquias mas com inegável sentido de justiça e de oportunidade. Além de eficaz, esperta e desembaraçada, Rita é arguta e desde a primeira hora manterá as maiores reservas relativamente a Tiago e tudo fará para o desmascarar. No plano afectivo é que não é tão bem sucedida. Depois de uma relação fracassada com Samuel, envolver-se-á com Nuno cujo amor terá de disputar com Vitória, a ex-namorada dele.
Rui Neto
Ruben Caeiro
Rui Neto
Cabeleireiro de profissão, decide voltar a Lisboa após um desgosto de amor. Estava a viver em Berlim, há 4 anos, com o seu namorado - Mark -, quando ele decidiu, de um dia para o outro, que Ruben já não era o homem da sua vida. Já em Lisboa, começa à procura de trabalho, pouco motivado para estar em cabeleireiros que não compreendam a sua linha de cortes e penteados. Acaba por ir parar ao cabeleireiro de Alice, onde, para ele, o mais importante é que ela lhe dê carta-branca e o deixe explorar a sua criatividade. Enfim, o paraíso¿ ou nem tanto... não fosse a presença de Danilo. Ao princípio, Ruben não vai perceber bem quem é aquela figura, fica desconfiado e, para tirar a prova dos nove, atira-se a ele¿ mas cedo perceberá que há algo de estranho e confuso na sexualidade de Danilo e não descansará enquanto não o desmascarar. Há quem o ache arrogante, fofoqueiro, intriguista e venenoso, o que ele considera um exagero. Como costuma dizer, "somos todos assim... só depende do ponto de vista".
Joaquim Horta
Rui Paredes
Joaquim Horta
É cool, despreocupado, sem grandes ambições. Tem uma loja de cd`s e vinis para onde vai todos os dias de bicicleta, um negócio que já conheceu melhores dias. Com a possibilidade de downloads ilegais e pirataria as vendas caíram de uma forma assustadora. Ainda assim, Rui considera que vale a pena fazer o que se gosta e que a sua paixão supera eventuais dificuldades que possa atravessar. Quem não está totalmente de acordo com ele é Ester que acaba por assegurar, praticamente sozinha, o sustento da casa e do filho, cobrando a Rui isso mesmo. A relação do casal sofre vários revezes durante a trama e é incapaz de resistir ao acidente que acontece no seio da família.
Marco Delgado
Samuel Braga
Marco Delgado
Realizador do programa de entrevistas de José Carlos Faria, é quase uma versão actual do Casanova. Rita e Carmo, entre muitas outras mulheres, fazem parte do seu curriculum amoroso, até encontrar o amor ao lado de Flor. Obsessivo com as novas tecnologias - os últimos modelos de telemóveis, computadores, televisões, GPS`s, tudo o que é high tech - é um homem divertido, esperto, com sentido de humor e apaixonado¿ mas que passará, no decorrer da história, a ser atormentado por um terrível sentimento de culpa que o consumirá de uma forma terrível e que lhe poderá custar a carreira e a relação com o amor da sua vida. Ele é o responsável pela morte de uma das personagens, mas esconderá esse facto. Resta saber durante quanto tempo.
Dalila Carmo
Sofia Almeida
Dalila Carmo
É prima de Mário e sobrinha do Humberto Almeida. É uma oportunista, vigarista e matreira do pior. A sua trajectória divide-se em dois momentos: logo no início, quando vem a Portugal em busca da suposta fortuna do tio, para poder voltar para Inglaterra sem pensar em voltar a trabalhar; e mais tarde, quando tenta reclamar parte de uma herança. Nessa altura, Sofia percebe que o primo, Mário, usou as economias do tio para financiar o cabeleireiro de Alice e não ficará nada satisfeita. Sofia não vai desistir de receber aquilo que acha que tem direito, pois do que considera seu, não abre mão. Mesmo que para isso tenha de fazer da vida dos que a rodeiam um Inferno!
Pedro Granger
Tiago Mendes Soares
Pedro Granger
É o filho mais velho de Belmiro e Alice, mas sempre que pode tenta esconder essa ligação. Ser pobre é sinónimo de falhar na vida, por isso, os pais são um exemplo a não seguir. É ganancioso, manipulador e faz o que for preciso para alcançar os seus objectivos: ser rico e famoso. Se no início da trama, humilha a mãe sempre que pode, com o decorrer da história, quando ela tiver dinheiro, não vai hesitar em bajulá-la se isso lhe der jeito. A vida dá voltas, as circunstâncias mudam, mas uma coisa mantém-se: os seus interesses vêm acima de tudo e de ¿quase¿ todos. Nunca se quis apaixonar e, até conhecer Inês, só mantinha relações se estas lhe trouxessem vantagens. Inês vai ser o seu ponto fraco, mas será o amor capaz de mudar a natureza de Tiago? Ninguém sabe, nem ele próprio! No início da história, consegue um trabalho como estagiário na produtora de televisão Vídeo 5, onde José Carlos Faria apresenta um programa de entrevistas. Acha-se melhor do que ele e o seu objectivo é ficar com o lugar de apresentador. Não faz tensões de ficar à espera que reconheçam o seu valor, por isso, cedo começa a arranjar esquemas para conseguir o que quer, aproximando-se e ajudando quem tiver que ser. Afinal, ninguém faz nada sem interesse, muito menos Tiago.
Fernando Pires
Tomás Soares
Fernando Pires
Com cerca de 8 anos conheceu Júlia e Aníbal, a sua família de acolhimento que acabou por adoptá-lo algum tempo mais tarde. No início da história está no estrangeiro a estudar. Quando volta, a sua casa transforma-se num filme de terror: o seu tio é, agora, padrasto e os primos transformam-se em "irmãos". Com a teoria do caos instalada, não se coíbe de, finalmente, assumir a sua paixão por Vitória. Com ela vai viver um intenso triângulo amoroso, disputando a sua atenção com Nuno. Em termos profissionais, vai gerir um pequeno negócio familiar com o preguiçoso Belmiro, mas acaba por tentar tirar algum proveito da situação porque, no fundo, nunca gostou do tio, agora padrasto... O seu grande amigo é Miguel, o tio, a quem recorre sempre que se quer aconselhar.
João Tempera
Vicente
João Tempera
Vive no prédio de Alice, mesmo em frente a Humberto Almeida. Tem uma fisionomia tipicamente espanhola, cabelo e pele morenos; é algo taciturno e de poucas falas e não dá confiança a ninguém, até porque está em Portugal apenas com o objectivo de levar a bom porto um ataque terrorista sobre o Primeiro-Ministro Espanhol, que vem ao nosso país em visita. Como tal, depois de mostrar a sua lealdade à causa e de fazer o que tem a fazer, desaparece. Mas não sem antes aterrorizar a vida dos outros moradores do prédio.
Frederico Barata
Alex Vieira
Frederico Barata
É um dos operadores de câmara da produtora. Apaixonado por Rita, é um tipo simpático, disponível mas consciente dos seus direitos e um elevado sentido de justiça. A relação de ambos sofrerá uma ruptura quando ela assumir o que sente por Nuno. Farto de ser o confidente e ombro amigo da assistente de produção, mas sempre trocado por outros homens, Alex mostrará que até os "bons rapazes" têm um lado negro. Se a sua vida amorosa, neste ponto da história já não corre bem, pior ficará quando Danilo o envolver num dos seus esquemas para tentar manter o disfarce de gay!