Grande reportagem da jornalista Elisabete Barata, com imagem de Paulo Oliveira e montagem de Vasco Crespo
A doença mental ainda é um dos grandes tabus da nossa sociedade. Sabemos que existe mas, quase sempre, preferimos ignorá-la, escondê-la, discriminá-la. E a Perturbação Obsessivo-Compulsiva não é excepção.Inteligentes, organizados e perfeccionistas, os doentes obsessivo -compulsivos sofrem, quase sempre, sozinhos e fazem tudo para tentar esconder o problema e escapar ao preconceito do mundo exterior.
Talvez seja difícil acreditar, mas há pessoas capazes de passar horas a apertar uma camisa, a fechar as portas de casa e do carro ou a picar o ponto no local de trabalho! Parece absurdo demais para ser verdade, mas acontece a cerca de 3% dos portugueses. Fazem da limpeza, da ordem, dos números e da simetria uma obsessão. Repetem gestos de forma automática e compulsiva. Esquecem-se das horas e perdem-se em estranhos rituais.
Os casos que a TVI dá a conhecer são de pessoas que, durante muito tempo, levaram uma vida dupla, dominada pelos comportamentos mais irracionais. Por culpa da Perturbação Obsessivo -Compulsiva , perderam empregos, amigos e relações. Chegaram à beira do abismo e ficaram fora de controlo.
«Fora de Controlo» é uma grande reportagem da jornalista Elisabete Barata, com imagem de Paulo Oliveira e montagem de Vasco Crespo. Será emitida esta segunda-feira, a seguir ao Jornal Nacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário